//revistalocaweb @revistalocaweb 34 //reportagem / delivery próprio “O mercado de aplicativos de delivery no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. Isso se deve, em grande parte, à conveniência que essas plataformas oferecem aos consumidores e à diversificação dos restaurantes e estabelecimentos comerciais que aderiram ao formato – como supermercados, distribuidoras de bebidas, farmácias e floriculturas”, afirma Fábio Molinari Bitelli, professor de pós-graduação em Segurança de Alimentos e coordenador da graduação em Gastronomia do Senac EAD. A alta adesão, porém, tornou esse mercado bastante competitivo. Sendo assim, uma maneira de se destacar da concorrência é apostar não apenas nos populares marketplaces de serviços, mas também em um aplicativo próprio. “Os donos de restaurantes não percebiam tanto valor no delivery próprio, mas o cenário mudou. Hoje, ele já faz parte da estratégia de muita gente”, afirma Juliana Cicereli, parte do time fundador do Delivery Direto e head de relacionamento e comunidade. Apesar de promissor, esse tipo de operação própria envolve uma série de cuidados bastante específicos, como embalagem, modelo logístico e experiência do cliente. Por isso, as pequenas e médias empresas que querem ter sucesso nessa dinâmica devem olhar com atenção para tudo o que ela demanda. Marketplace x app próprio Embora os marketplaces e os aplicativos de entrega tenham um propósito em comum, apresentam funções diferentes. O primeiro modelo é mais indicado para atrair novos clientes, por exemplo. “Por tratar-se de plataforma com bastante audiência, pode servir de vitrine para expor a marca a pessoas que não a conheçam. Nesse caso, faz sentido pagar a comissão, pois inclui o custo de ter a empresa em um app que é divulgado em grandes mídias e eventos”, comenta Juliana. O delivery próprio, por sua vez, serve principalmente para fidelizar e manter um relacionamento de longo prazo com os clientes. “Aqui, o empreendedor tem controle de toda a experiência de compra. Isso ajuda a criar diferenciais e entregar, de ponta a ponta, o propósito da empresa. Além disso, oferece maior flexibilidade com os custos, permitindo realizar ações promocionais, por exemplo, e maior controle das entregas”, Crie o app com uma empresa capaz de fornecer estabilidade e usabilidade, para que a navegação na plataforma seja intuitiva e cumpridora '' Juliana Cicereli, head de relacionamento e comunidade do Delivery Direto Crédito: Renan Facciolo
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=