Locaweb Edição 138

31 //capa / 2024: o ano do sucesso //revistalocaweb “Por mais que as coisas nem sempre aconteçam como programado, pois situações inesperadas podem surgir, esse plano é um bom caminho para que a empresa não fique à mercê da sorte”, garante Silvio. Por isso, mesmo que pareça difícil dar uma pausa na rotina para avaliar o presente e planejar o futuro, lembre-se de que isso fará toda a diferença. “Organizar e definir o caminho a seguir pode ser a vantagem que sua empresa terá frente aos concorrentes – que, provavelmente, também estarão atolados com as tarefas operacionais”, afirma Lucas. Agarre-se ao otimismo “Depois de toda essa tempestade com isolamento e queda da economia, os principais indicadores demonstram queda dos juros, crescimento do PIB brasileiro e retomada de muitos segmentos”, afirma Haroldo, da Prosphera Educação Corporativa. Então, é hora de tirar as ideias da gaveta e se preparar para crescer. Sonhar alto é fundamental, porém, é ainda mais importante saber manter os pés no chão. Silvio lembra, por exemplo, que o sucesso nos negócios não acontece da noite para o dia. “Leva tempo e exige esforço. Porém, perseverança, flexibilidade e capacidade de aprender com os desafios são qualidades que levarão o empreendedor diretamente para esse objetivo." Primeira viagem “Para aqueles que aspiram ingressar no mundo do empreendedorismo em 2024, é importante compreender que essa é uma jornada em constante evolução – e frequentemente divergente das expectativas iniciais. Trata-se de um processo interminável de atualização, ação e reação”, alerta Leo Horta, sócio-fundador da consultoria Maitreya. Em contrapartida, mesmo sendo desafiador, este universo não para de oferecer oportunidades de crescimento e inovação. Para Lucas Buss, gerente de marketing da consultoria Berrytech, resiliência e aprendizado são palavras que precisam estar impregnadas na mente do empreendedor. “A vida das empresas recém-criadas é cruel, mas recompensadora para aquelas que persistem e conseguem vencer as adversidades. Escolha seu mercado-alvo com sabedoria, crie um produto que realmente agregue valor para o consumidor e escute com muita atenção o que seu cliente tenha a dizer”, diz. Antes de começar, é possível amenizar os riscos de abertura com a construção de um plano de negócios (que pode ser pequeno, desde que seja eficiente), alinhado com os conhecimentos e as experiências do empreendedor. “Não hesite também em solicitar apoio a órgãos como o Sebrae e as escolas que disponibilizam esse tipo de serviço,” recomenda Silvio Bertoncello, do Núcleo de Apoio a Pequenos Negócios e Empresa JR. da ESPM. O especialista da ESPM aponta, ainda, mais quatro observações básicas e imprescindíveis para quem vai começar a empreender: • Selecione uma estrutura adequada para otimizar futuros ajustes na empresa; • Formalize o negócio o mais rápido possível; • Coloque o cliente no centro dos esforços. Pequenos negócios não podem se dar ao luxo de perdê-los; • Fique atento aos movimentos do ambiente, às políticas públicas, às leis e ao comportamento do consumidor.

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