Locaweb Edição 138

30 //capa / 2024: o ano do sucesso //revistalocaweb @revistalocaweb Eles poderão oferecer orientação personalizada, com base nas necessidades específicas da sua empresa”, afirma Silvio. O mesmo vale para as instituições de Ensino Superior, que podem contribuir significativamente nesse sentido, por meio da promoção de lives, palestras e mesas de debate. No dia a dia do negócio, incentivar a colaboração e a troca de conhecimento entre os funcionários também é uma maneira poderosa de criar um ambiente de aprendizagem contínua. “Independentemente do canal, a melhor forma de adquirir conhecimento é sair da própria rotina e buscar pessoas e empresas que possam oferecer atualização e novas visões sobre o negócio”, garante Haroldo. “O segredo é ter a mente aberta para todas as possibilidades.” Foco e persistência “Planejamento é a palavra de ordem para os últimos meses do ano. Quem não planeja nada, planeja o fracasso”, comenta Lucas. “É comum que os pequenos empresários – que estão presentes no dia a dia da operação – fiquem apenas ‘apagando incêndios’, deixando de lado a atividade de estruturar os próximos passos da própria empresa.” Fazer o famoso balanço geral do ano que passou também é essencial. Para Silvio, da ESPM, essa reflexão deve incluir os objetivos alcançados, as principais dificuldades que não foram sanadas e a busca por maiores informações sobre o negócio e o segmento de atuação. "Começar o ano sem planejamento prévio torna tudo mais difícil, principalmente para as empresas que pensam em expansão", afirma Daniella, do Bling. Ela recomenda que os empreendedores façam o orçamento para 2024 com base em uma revisão financeira anual. "É importante também não se esquecer de definir o orçamento da área de marketing, com base na projeção de faturamento da empresa, além de definir a estrutura de time necessária para realizar todas as metas projetadas." Esse olhar em retrospecto será determinante para analisar e planejar 2024 com maior profundidade. Por mais que as coisas nem sempre aconteçam como programado, o planejamento é um bom caminho para não ficar à mercê da sorte '' Silvio Bertoncello, do Núcleo de Apoio a Pequenos Negócios e Empresa JR. da ESPM

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=