Locaweb Edição 138

29 //capa / 2024: o ano do sucesso //revistalocaweb do cliente – compreendendo sua evolução e mantendo um canal de comunicação constante”, aponta. No mundo dos negócios, o dinamismo está não apenas nas tecnologias e no comportamento do consumidor, mas também no mercado, na concorrência, nos produtos e nas estratégias mais relevantes. “Quem se apega e se mantém inflexível nesses pontos inevitavelmente quebra. Só inova quem se atualiza”, garante Lucas. De acordo com Décio, o portal do Sebrae identificou crescimento de 20% na procura por conteúdos sobre o mercado digital, somando 8 milhões de buscas entre 2019 e 2022. Isso mostra como os empreendedores estão não apenas interessados, mas também motivados com o ponto-chave do processo de atualização: o aprendizado constante. Silvio Bertoncello, do Núcleo de Apoio a Pequenos Negócios e Empresa JR. da ESPM, garante que esse hábito é essencial para qualquer negócio que deseje permanecer relevante e competitivo. Com ele, a identificação de tendências emergentes, a adoção de novas tecnologias e o entendimento das necessidades contingentes do cliente, por exemplo, tendem a acontecer de maneira muito mais eficaz. Além disso, a aprendizagem contínua também permite encontrar maneiras de melhorar processos, reduzir custos e otimizar recursos, tornando as operações mais eficientes e econômicas. “O empresário que possui a cultura do conhecimento tende a ser protagonista do seu mercado de atuação. Estudar e fazer pesquisas tende, ainda, a evitar tomadas de decisão por impulso – que, por muitas vezes, geram prejuízos aos negócios”, diz Luiz. Fonte inesgotável É possível absorver conhecimento através das mais variadas dinâmicas. Silvio destaca o ingresso em associações comerciais e grupos de empreendedores, por exemplo. Esses tipos de dinâmicas oferecem a oportunidade de aprender com outras empresas e compartilhar experiências. Participar de feiras e eventos do setor também oportuniza descobrir as últimas tendências. “Outra possibilidade é procurar mentores ou consultores experientes. O empresário que possui a cultura do conhecimento tende a ser protagonista do seu mercado de atuação. O hábito também evita a tomada de decisões por impulso '' Luiz Loyola, professor e coordenador do curso de Administração da Estácio

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=