24 //capa / 2024: o ano do sucesso //revistalocaweb @revistalocaweb como tendência, pois permite a realização de tarefas repetitivas de forma automática. Dessa maneira, reduz o tempo investido em atividades manuais e potencializa a produtividade do empreendedor e do time. Caminho sem volta Outra tendência – que já se posiciona como mandatória – é a digitalização. Aqui, é necessário ter em mente que o comportamento do cliente mudou e continua em transformação. “Isso forçou as empresas a se adequar a um novo modelo de consumo, incorporando as estratégias digitais ao negócio. E essa é uma mudança que veio para ficar”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae. E, apesar de parecer bastante básico, muitas empresas ainda não têm presença digital – fato que prejudica o fortalecimento da marca e impacta diretamente seu faturamento. Sem dúvida, a maior vantagem da digitalização é a possibilidade de atingir um público maior e muito mais diversificado. A presença online permite que as empresas alcancem consumidores de todas as regiões do Brasil – e expande os horizontes para a fidelização de clientes também em outros países. Mais do que isso, a dedicação ao digital vai oportunizar um atendimento muito mais eficiente e personalizado. O "Boletim de Tendência", do Sebrae Inteligência de Mercado, aponta que as vendas online seguirão como tendência forte para o próximo ano. Isso significa que o e-commerce continua sendo uma excelente oportunidade de crescimento e expansão de negócios, independentemente do porte ou segmento de atuação. O mesmo vale para o marketing digital e as redes sociais. De acordo com o boletim do Sebrae, "os empreendedores que desejam decolar seus negócios precisam estar atentos a essas tendências e investir em estratégias eficazes e personalizadas". Entretanto, é importante ter em mente As empresas precisaram se adequar a um novo modelo de consumo, incorporando estratégias digitais ao negócio '' Décio Lima, presidente do Sebrae
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