37 //reportagem / pílulas de conhecimento //revistalocaweb Estamos em 2023, e poucas marcas monitoram o mar aberto. Você não quer saber o que as pessoas estão falando sobre sua empresa? '' Liliani Ferrari, estrategista sênior de comunicação e marketing digital automaticamente, a plataforma crie vários Shorts”, acrescenta. O youtuber acredita que, dentro de 15 anos, todas as etapas de produção de um vídeo serão feitas por um computador. Apenas um detalhe não poderá ser reproduzido: “Botar a cara e apresentar. Somente eu que posso fazer isso pelo Manual do Mundo”, finaliza Iberê. obter todos esses dados”, indica Liliane. No entanto, a profissional diz que, antes de se aventurar, é importante pesquisar em qual rede social apostar e ter em mente seu objetivo com esse investimento. “Não gaste energia com algo que não vai te trazer resultado. Tente entender onde a empresa é popular e o que você quer atingir dentro dessa plataforma”, ressalta. Olhar para o futuro A inteligência artificial é uma das tecnologias que promete transformar a maneira de criar conteúdo para as redes sociais. No Brasil, uma das empresas que já vem fazendo testes com o recurso é o Manual do Mundo, canal do YouTube especializado em conteúdos educativos sobre ciências. “A inteligência artificial tem sido muito útil para a nossa jornada. Conseguimos usar diferentes ferramentas em todas as etapas, o que nos poupa muito trabalho”, aponta Iberê Thenório, fundador do canal. Durante a pesquisa, por exemplo, a inteligência artificial auxilia a equipe nas ideias de vídeo, bem como na criação de conteúdo e na correção dos roteiros. Na pré-produção, o Manual do Mundo consegue produzir imagens diferentonas e exclusivas para usar nos vídeos, enquanto na pósprodução é possível criar descrições, traduzir textos para outras línguas e desenvolver títulos chamativos. A tecnologia também se encarrega de fazer as legendas das fotos e os Stories para o Instagram. Mesmo já tendo toda essa automatização, Iberê acredita que a inteligência artificial possa ir ainda mais longe no YouTube. “No TikTok, por exemplo, com a IA nativa é possível fazer upload de um vídeo, e a rede retorna com o clipe pronto, com as músicas batendo nos momentos certos. Já no YouTube não tem como subir um vídeo de 15 minutos e esperar que,
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