Locaweb Edição 136

31 //capa / seja inteligente nas redes sociais //revistalocaweb Resumo do trabalho “Quando o assunto é gestão de mídias sociais, não existe receita de bolo. Se alguém disser que tem, desconfie”, afirma Isabella Ferreira, especialista em comunicação digital. Ela destaca que o investimento em anúncios é excelente para ter resultados a curto prazo – isto é, vendas para hoje. “Mas a audiência própria do conteúdo orgânico é o que garante vendas saudáveis e menos custosas amanhã. E como não tem fórmula pronta, o segredo é testar, olhar as métricas e replicar o que funciona.” Para os empreendedores que não sabem por onde começar, Henrique Pereira, doutor em comunicação e coordenador dos cursos na área do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), explica que há três áreas fundamentais no gerenciamento efetivo das redes sociais. A primeira delas é a elaboração de uma estratégia sólida, etapa primordial para garantir o direcionamento adequado das ações de comunicação nas plataformas digitais. “A segunda concentra-se na execução dos conteúdos, envolvendo a produção de artes, imagens, vídeos e textos conforme o cronograma estabelecido pela estratégia. A eficiência dessa etapa é importante para assegurar qualidade, consistência e alinhamento das mensagens transmitidas”, explica Henrique. A terceira é responsável pela manutenção dos conteúdos e pela interação proativa com os usuários nas redes sociais. Além disso, segundo o especialista, a etapa desempenha papel essencial na avaliação dos resultados alcançados, fornecendo às demais áreas feedbacks relevantes para o aprimoramento contínuo das estratégias e da execução. efetivamente, agregar valor às estratégias de comunicação que já são feitas”, indica o especialista da CEUNSP. Mais do que isso, mostra-se fundamental estabelecer metas precisas e mensuráveis para avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) – de dinheiro e tempo. “Uma mídia social nova também pode estar mais exposta a sofrer mudanças significativas, até porque está tentando conquistar seu espaço no mercado”, destaca Arthur. Com isso, lembra que é necessário levar em consideração que, no início, ela pode ganhar tração rapidamente, mas depois tende perder usuários ativos: “Fato que pode impedir que o empreendedor rentabilize o esforço necessário para adotá-la.” Já um risco menos palpável, mas igualmente custoso, é que a ansiedade e o imediatismo de entrar em uma nova rede social faça com que a empresa perca sua identidade. Rafael explica que, no longo prazo, a discrepância no atendimento entre as plataformas pode causar grande desconforto no consumidor. “A marca é uma só e deve ter linguagem única em todos os canais.” Apesar da empolgação, é preciso respirar fundo e agir com a cabeça. Redes como Clubhouse e BeReal chegaram com tudo, mas logo foram ofuscadas. O futuro do Threads – e de qualquer outra nova rede social – ainda é muito incerto, porém, o da sua empresa não precisa ser. Henrique, do CEUNSP, lembra que o público na internet é diversificado e heterogêneo, tendo cada rede social a própria audiência

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