Locaweb Edição 136

29 //capa / seja inteligente nas redes sociais //revistalocaweb Para alcançar bons resultados, também é importante ser astuto e realista. “Uma empresa de um pequeno município afastado da capital deve focar grupos e comunidades fortes na região, em vez de buscar alcance irrestrito a nível nacional, por exemplo”, conta Juliano. Segundo ele, ouvir os clientes mais próximos e com maior afinidade regional é uma excelente forma de se conectar com o público. Além de cada rede social ter suas peculiaridades, Maria Carolina lembra que o comportamento do próprio usuário muda de uma plataforma para outra. “Com a troca de tela, em fração de segundos, a mesma pessoa pode apresentar uma grande mudança em seu comportamento online – tanto em consumo quanto em produção de conteúdo”, destaca a profissional. Esse ponto torna imprescindível que o empreendedor avalie a demanda que a gestão de uma nova mídia social vai gerar e se está preparado para isso. “Pergunte-se sobre quem vai realizar tarefas como planejamento, criação, interação com seguidores, análise de métricas e desenvolvimento de artes e textos interativos. É importante mapear todo esse cenário e garantir que conseguirá atender a todas as demandas”, explica Arthur. De acordo com ele, se a empresa não tiver essas condições – por conta própria ou com apoio de colaboradores ou terceirizados –, talvez seja melhor não estar presente. Sendo assim, o processo de avaliação a respeito de embarcar em mais uma rede social começa com o entendimento de como a sua tribo (ou comunidade) se comporta nela. “Até porque trata-se de um trabalho que vai muito além da presença. Precisa ser um exercício de posicionamento, de entendimento de comportamentos e, consequentemente, de inovação em produtos e serviços”, aponta Luiz Felipe. Encontre um norte Independentemente da transformação digital, Luiz Felipe lembra um fenômeno que data dos primórdios da humanidade: as pessoas procuram seus semelhantes, se conectam e formam tribos. “Cada tribo se comporta de uma maneira, e os comportamentos são interações fragmentadas. Essa não linearidade deixa muito mais complexa a vida de quem quer construir marca e negócios”, explica. Uma mídia social nova pode estar mais exposta a sofrer mudanças significativas, pois está tentando conquistar seu espaço '' Arthur Costa, coordenador de marketing na Locaweb

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