Locaweb Edição 136

28 //capa / seja inteligente nas redes sociais //revistalocaweb @revistalocaweb Porém, atenção! Fundador e CEO da Trianons, empresa especializada em soluções de comunicação em mídias sociais e inovação digital, Juliano Kimura destaca que o empreendedor não deve simplesmente rotular cada rede social como “a melhor” para cada tipo de público. Segundo o especialista, a questão envolve muito mais linguagem, conteúdo e diálogo do que o status da plataforma em si. Juliano toma o TikTok como amostra e lembra que o app começou como um canal puramente para entretenimento. Hoje, no entanto, já possui diversos cases de sucesso de conteúdos profissionais e corporativos. É fato que cada plataforma tem suas peculiaridades, mas pode ser bastante arriscado simplificá-las dessa maneira. Quando assume que o TikTok é uma "plataforma de dancinhas", por exemplo, o empreendedor pode estar ignorando outros gestores que descobriram maneiras superprodutivas e rentáveis de utilizar a rede social. seus clientes. “Ao conhecer os medos e os desejos da persona, a empresa é capaz de desenvolver relações emocionais que geram não apenas mais vendas, mas também engajamento e fidelização à marca”, explica. Lembra-se do públicoalvo? Ter certeza de qual é o seu será primordial para criar a persona da sua empresa. “Inicie um processo de investigação com os consumidores para humanizar seu público-alvo, a partir de perguntas como ‘o que influencia sua decisão?’, ‘quais tipos de mídia você acessa diariamente?’, ‘qual é seu projeto de vida?’”, explica o especialista. O entendimento dos hábitos de consumo também é elemento-chave na construção desse personagem. Ao longo desse estudo, o empreendedor será munido de todo tipo de informação, inclusive sobre comportamento nas redes sociais. Com isso em mãos, fica muito mais fácil nortear as estratégias digitais – sejam de presença, sejam de interação. Conhecer esse personagem também otimiza a tomada de decisões a respeito da relevância de novas redes sociais para o negócio. “O empreendedor deve cruzar o perfil do usuário de determinada plataforma com o da sua persona para chegar à conclusão sobre se vale a pena ou não investir na novidade em questão”, recomenda o diretor acadêmico de educação continuada na ESPM e doutor em inovação internacional. Palestrante do assunto, Juliano recomenda que pequenos e médios negócios afastados dos grandes centros foquem grupo e comunidades locais

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