Locaweb Edição 136

27 //capa / seja inteligente nas redes sociais //revistalocaweb e dinâmicas diferentes. Isso significa que não adianta desenvolver um trabalho para uma determinada rede social e apenas replicar o mesmo nas demais. “É preciso adaptar artes, textos, abordagens, interações, entre outros elementos. Atuar sem uma estratégia e um objetivo definidos dificulta atingir bons resultados, pois o empreendedor pode deixar de aplicar as táticas adequadas e até mesmo realizar ações que prejudiquem o trabalho em vez de ajudar”, diz Arthur Costa, coordenador de marketing na Locaweb. Quem é a sua persona? De maneira simplificada, a persona é uma representação semifictícia da pessoa que uma empresa tem interesse em atingir. É importante não confundi-la com o públicoalvo, que também tem seu valor, mas está limitado a definições mais genéricas – como nível de escolaridade e classe socioeconômica. “A persona expande esse detalhamento para questões comportamentais, dores e desejos (pessoais e de consumo) do chamado ‘consumidor ideal’”, explica Caio Bianchi, diretor acadêmico de educação continuada na ESPM e doutor em inovação internacional. De acordo com Caio, esses personagens se tornaram importantes à medida que as marcas sentiram necessidade de construir relações emocionais – em vez de utilitárias e funcionais – com Já o Pinterest foca o compartilhamento de fotos e funciona como um grande quadro de inspirações. De acordo com a própria rede social, 85% dos utilizadores a buscam para iniciar um novo projeto, enquanto 80% dos usuários descobriram uma marca ou um produto novo navegando pelo site. Isso significa que a plataforma dá a oportunidade de atingir as personas nos primeiros passos da jornada de compra. "Por fim, no Facebook existem dois tipos de pessoas: as que falam que a rede social morreu e as que continuam a vender por lá", brinca Maria Carolina. Segundo ela, trata-se de uma plataforma cheia de funções, com resultados excelentes em mídia paga e alto engajamento nos grupos – favorecendo a interação e o estabelecimento de novos contatos entre pessoas com interesses mútuos. Diante de todos esses pontos, o fato é que cada rede social tem funcionamento Caio, da ESPM, afirma que a construção da persona da empresa pode ser o que falta para uma estratégia mais assertiva nas redes sociais

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