Locaweb Edição 136

26 //capa / seja inteligente nas redes sociais //revistalocaweb @revistalocaweb que realmente permitam à empresa atingir seus objetivos de marketing – indo além do publicar só para manter a atividade. O YouTube também tem sido muito usado pelas empresas para compartilhar material informativo em formato de vídeos longos – além de transmissões ao vivo de grandes proporções. A grande sacada aqui é que o conteúdo dura por anos, pois não depende do feed para aparecer, mas sim das buscas feitas pelos próprios usuários. “Sem falar que tem prioridade no ranking de resultados do Google, por ser um produto da empresa”, lembra a professora do UNINTER. Assunto em alta nos últimos meses, o Twitter – ou X, como foi rebatizado – é um microblog, focado em textos curtos sobre os assuntos do momento. De acordo com a Statista, especializada em coleta e visualização de dados de mercado, consumidores e empresas, a maior parte dos usuários (38,5%) do Twitter tem entre 25 e 34 anos, seguida pela faixa etária de 35 a 46 anos (20,7%). Para Rafael Terra, jornalista especializado em marketing digital e fundador da primeira agência de social media e marketing de conteúdo do Rio Grande do Sul, a rede social ainda tem o trunfo de ser a única com busca em tempo real. “Isso significa que ela efetivamente mostra o que as pessoas estão falando e procurando naquele momento – sendo uma boa plataforma para as marcas que desejem entrar em conversas em tempo real, especialmente para atendimento.” Apesar de ser um mensageiro, a popularidade do WhatsApp fez com que ele passasse a ser considerado uma rede social. Segundo a pesquisa “WhatsApp no Brasil”, realizada pela Opinion Box, 79% dos entrevistados afirmaram usar o app para se comunicar com empresas – sendo 77% das vezes com a finalidade de tirar dúvidas e pedir informações, enquanto 59% dos contatos têm objetivo de comprar produtos e serviços. Outras plataformas com focos mais específicos também ganharam seu espaço. O LinkedIn, por exemplo, é a maior rede social profissional que existe, mas ela vai muito além do networking. Nos últimos anos, mostrou seu potencial para ajudar empresas a ganhar autoridade no mercado, funcionando como uma vitrine digital do negócio. O Twitter é uma boa plataforma para as marcas que desejem entrar nas conversas em tempo real '' Rafael Terra, jornalista especializado em marketing digital

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