25 //capa / seja inteligente nas redes sociais //revistalocaweb De olho no orçamento “É imprescindível que os empreendedores compreendam que a criação de conteúdo para as redes sociais, bem como a manutenção de interações com o público-alvo e a definição de estratégias, constituem um investimento significativo”, afirma Henrique Pereira, doutor em comunicação e coordenador dos cursos da área no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). Dessa maneira, estar presente em diversas redes sociais implica maior alocação de tempo e recursos financeiros. O especialista destaca também que certos tipos de conteúdo podem demandar recursos mais onerosos em sua produção. Sendo assim, é importante que o empreendedor avalie se possui os meios e a estrutura adequados para manter a criação de conteúdo consistente em todas as redes em que se proponha a estar. “Outro aspecto crucial é compreender que as estratégias de comunicação exigem tempo para gerar resultados concretos. A paciência e a capacidade de adaptação são fundamentais para obter êxito na utilização das redes sociais como plataforma de comunicação e marketing”, frisa. Conheça as opções Independentemente de serem novas ou consagradas, as redes sociais exigem que os empreendedores conheçam muito bem suas particularidades antes de embarcar – pelo menos se o objetivo for alcançar bons resultados. “O público presente nessas plataformas é diversificado e heterogêneo, e cada uma delas abriga uma audiência distinta, que interage de maneiras específicas e que podem sofrer variações ao longo do tempo”, explica Henrique Pereira, doutor em comunicação e coordenador dos cursos na área do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). O TikTok, por exemplo, tem um público mais jovem, apesar de apresentar penetração relevante nas outras faixas etárias. “É uma plataforma dinâmica e que exige conteúdo feito especificamente para essa rede”, destaca Isabella. Um dado interessante sobre ela é que, de acordo com Opinion Box, 52% das pessoas gostariam que as marcas que elas consomem utilizassem mais o TikTok. O Instagram, por sua vez, tem status e espaços publicitários mais consolidados. Maria Carolina Avis, professora dos cursos de marketing do Centro Universitário Internacional UNINTER, lembra que a plataforma é composta de quatro tipos de algoritmos de relevância de conteúdo: Feed, Stories, Reels e Explorar. Segundo ela, com base nisso, é importante focar conteúdos Especialista em comunicação digital, Isabella explica que algumas redes sociais exigem a criação de conteúdos em formatos específicos
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