Locaweb Edição 136

20 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Em um cenário competitivo, a criatividade e a inovação podem ser determinantes para que seu negócio se destaque e cresça no mercado. De forma geral, criatividade é a habilidade de conceber e criar algo novo, fora do convencional. Já a inovação tem a ver com ação, isto é, tirar as boas ideias do papel e colocá-las em prática. Nesse contexto, a criatividade antecede a inovação e, ao contrário do que muitos pensam, não é um dom. Trata-se de uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. Então, aqui vão alguns exercícios que podem te ajudar a estimular seu lado criativo e inovação no seu negócio: Ideias livres: anote todas as ideias que venham à mente, sem censura. Nesta etapa não existe o certo ou o errado; apenas deixe a mente fluir, sem se preocupar com qualidade. Olhar para o problema: tente reformular os desafios que estiver enfrentando. Vire-os de ponta-cabeça e olhe de fora. Isso vai ajudar a enxergá-los sob novas perspectivas e a encontrar soluções alternativas. Ter empatia: estude o seu público entendendo quem ele é, o que pensa e o que sente. Observar e se colocar no lugar do outro vai permitir enxergar seu negócio como o consumidor faria. Lembre-se de que o negócio é seu, mas o produto ou serviço é para o seu cliente. Explorar conteúdos: leia livros, artigos e blogs e assista a vídeos com tópicos variados. Uma dica, caso não tenha muito tempo, é investir em podcasts diversos. Explorar diferentes campos e perspectivas vai inspirar novas ideias e insights. Questionar constantemente: questione suposições, processos e "o porquê" das coisas. Esse hábito instiga a busca por alternativas e abre espaço para novas abordagens. Não ter medo de falhar: aceite o fracasso como oportunidade de aprendizado e ajuste. Frequentemente, as boas ideias nascem de tentativas e erros, e cada falha traz uma experiência valiosa para o seu próximo passo ou projeto. Tenha em mente que a criatividade é um ponto de partida. Para o seu negócio se destacar, é fundamental que ela leve à inovação. Com criatividade você alcança ideias brilhantes, mas é na inovação que essas ideias ganham vida. Então, não basta ser criativo, é necessário dar os próximos passos: desenvolver, aprimorar e concretizar. Ao desenvolver sua criatividade, abraçar a diversidade e explorar várias perspectivas, você torna possível escrever uma história de sucesso no cenário dinâmico das pequenas e médias empresas. Afinal, a criatividade não é uma opção, mas um trunfo valioso que pode moldar o futuro do seu negócio. Criatividade como um diferencial do seu negócio CARLOS BARRIONUEVO ANALISTA DE MARKETING NA LOCAWEB /carlos-barrionuevo

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=