Locaweb Edição 135

29 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb a valorizar o desenvolvimento interno. Agora, em casos de cenários já consolidados, com players concorrentes, uma das estratégias da empresa é absorver produtos validados e sua base de clientes por meio das aquisições. “É inevitável que tenhamos ido mais para o mundo de startups. À medida que se está com caixa, capacidade de expansão e todos esses empreendedores e talentos muito conectados nesse mundo, nós também nos conectamos”, analisa Higor. A Locaweb começou a experimentar esse mundo em 2012. Na época, adquiriu parte da Eventials, uma ferramenta para transmissão de vídeos online. A primeira aquisição, de fato, se deu com a plataforma de e-commerce Tray. Como parte da cartela de clientes da Locaweb era composta por varejistas, muitos apresentavam a demanda por uma loja virtual. Mais aquisições Após a compra da Tray – que marcou a entrada da companhia no mercado de e-commerce –, foi a vez da plataforma de marketing de relacionamento digital AlliN (atual Wake Experience) ser adquirida, em 2013. A Yapay, especialista em meios de 2003 Locaweb A companhia lança a própria solução de e-mail e dá início à atuação no mercado de Software as a Service (SaaS). Mundo Matrix Reloaded, terceiro filme da saga, tem recepções mistas, uma vez que deixa mais perguntas do que respostas nos espectadores. Unidades de negócio Perto do final de 2014, a Locaweb estava forte em hospedagem e muito bem resolvida quanto a isso. Porém, tanto a AlliN (atual Wake Experience) quanto a Tray não se encaixavam totalmente nesse modelo. “Então, pensamos que em vez de tentar incluí-las, faria mais sentido dar autonomia para elas. Foi assim que evoluímos para o modelo de unidades de negócio”, conta Flavio Jansen, membro efetivo do Conselho de Administração da Locaweb. Com o desenho das unidades de negócio esquematizado, a formalização deu-se dois anos depois – quando a companhia passou a comunicar o modelo para o mercado. “Um ponto interessante dessa história é que fizemos a mudança pensando na estrutura organizacional. Porém, logo descobrimos – mais por sorte do que por juízo – que também fazia sentido do ponto de vista do cliente”, lembra Flavio. Lição que não foi esquecida. Data Center da Locaweb, na sede da empresa, em São Paulo

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=