24 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb @revistalocaweb de escritório duas vezes e repensar a profissionalização do negócio. Criar lideranças em cada departamento foi o primeiro passo de transição de uma empresa familiar para uma que, futuramente, seria listada na Bolsa de Valores. “Quando se tem 20 funcionários dividindo uma única sala, os fundadores têm contato direto e não precisam de um elo intermediário. Agora, quando há 100 colaboradores, não dá mais para falar com todos. E mais do que isso: não é possível avaliar as pessoas, identificar quais são suas habilidades e como podem crescer junto com a empresa. É necessário um papel de gerência”, explica Gilberto. UM PARALELO ENTRE A HISTÓRIA DA LOCAWEB E O QUE OCORRIA NO UNIVERSO DA TECNOLOGIA À ÉPOCA: Linha do tempo “Utilizamos os serviços de hospedagem e e-mail marketing da Locaweb e estamos muito satisfeitos. Ao longo dos últimos 25 anos, eles têm nos potencializado com leads, indicando produtos novos e fortalecendo nossa reputação no mercado. Essa parceria tem sido fundamental para o crescimento da nossa agência” Edson Ferreira Rosa, diretor comercial da ADCR de Caprio À época, todas as figuras centrais do negócio eram da família Gora. Os fundadores continuaram trabalhando em conjunto com os novos funcionários, dando as diretrizes. Essa nova dinâmica de organização foi suficiente para alavancar e mudar o rumo da Locaweb, que passou de uma empresa de hospedagem para um business de Software as a Service (SaaS). O primeiro grande passo nesse sentido ocorreu em 2003, quando a companhia apresentou soluções de data center e serviços de e-mail ao mercado. Tecnologias pioneiras A ampliação do portfólio fez com que a Locaweb tivesse um papel importante no avanço do setor de tecnologia no Brasil. Diante das abordagens da companhia, seus profissionais têm domínio em pontos como cloud, hospedagem de sites, data center e muitos outros. Por falar em data center, a Locaweb também foi pioneira ao inaugurar um sistema proprietário. Em 2006, todo seu conteúdo estava armazenado na Embratel – única empresa à época que tinha um data center no Brasil capaz de atender a demanda de mais de 600 servidores. Porém, após uma mudança de acionista, a Embratel decidiu cobrar o triplo pelo serviço. Mais uma vez, Michel provocou a dupla: “Por que não fazemos um data center próprio?”. Gilberto achou que a ideia era de louco e garantiu que não tinha capacidade para executála. Afinal, sua área era outra, e um data center pode ser Os primeiros anos de jornada da Locaweb contaram apenas com Claudio Gora, Gilberto Mautner e um pequeno grupo de especialista
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=