Locaweb Edição 135

23 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb como os que estavam sendo propostos? Nem aqui, nem na China”, brinca Gilberto. Na contramão do cenário, a Locaweb seguiu seu caminho e apresentou crescimento exponencial por causa da bolha. Isso porque o tal boom da internet fez com que a imprensa só falasse disso, atraindo olhares de quem não tinha ideia do que era a tecnologia. “O estouro foi muito favorável para nós, pois mostrou para as pequenas e médias empresas que elas também poderiam estar online”, conta Claudio. Em 2000, a companhia tinha cerca de 20 funcionários. No final do ano, já eram mais de 100 pessoas atendendo a 10 mil clientes. Como consequência, precisou mudar Com o dinheiro do lucro, a Locaweb começou a aparecer em anúncios de revistas e outdoors. Mais do que a divulgação, o que chamou a atenção das pessoas foram os preços praticados. Desde o início, a ideia era democratizar um serviço considerado caro. Por isso, os primos criaram pacotes “que muitos usariam pouco e poucos usariam muito” – conceito que segue em voga até hoje. “Dessa forma, conseguimos dividir a proporção de custos e podemos cobrar barato por um serviço de qualidade”, conta Claudio. Outro detalhe que promoveu o crescimento da empresa foi a mentoria de Michel. Isso permitiu aos fundadores permanecer com os pés no chão e não cair no golpe da bolha da internet, que condenou companhias promissoras dentro e fora do Brasil. BOOM! Em 2000, aconteceu o estouro da bolha da internet. O termo se refere ao superaquecimento do mercado, e não apenas faz alusão ao crescimento, mas também ao fato de que poderia explodir a qualquer momento. À época, o universo virtual não parava de inflar, principalmente por causa dos investidores que apareciam com montantes irreais para injetar nas empresas, prometendo que a web era o futuro e que o lucro seria incalculável. A história não foi diferente com a Locaweb. Vários investidores surgiram e disseram que para crescer era necessário se endividar. Experiente, Michel achou tudo isso um absurdo e garantiu que a dupla não precisava desse empurrão. Afinal, a empresa já gerava caixa e poderia se sustentar sozinha. “Se endividar no Brasil a níveis estratosféricos Um dos primeiros logotipos da Locaweb. A versão traz Bellboy, o mascote da empresa, em destaque “A reputação sólida da Locaweb no mercado tem sido uma grande vantagem para meu negócio, pois consigo transmitir credibilidade aos meus clientes. Eles sabem que estão lidando com uma empresa confiável, que oferece soluções de qualidade. Além disso, o atendimento preferencial faz toda a diferença, porque não só facilita a resolução de problemas, mas também a contratação de novos serviços. O suporte rápido e eficiente torna todo o processo mais ágil e eficaz” Michele Mendes, sócia-proprietária da Evernet

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=