Locaweb Edição 135

22 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb @revistalocaweb O rumo da vida profissional dos dois começou a mudar assim que Gilberto voltou para São Paulo (SP). Ele sugeriu a união de sua parte técnica à experiência de criação e confecção do primo para criar um negócio digital. Mesmo sem conhecimento profundo em informática, Claudio não hesitou e aceitou a proposta. Com um aporte de US$ 30 mil, feito por Michel Gora (pai e tio da dupla), surgiu o Intermoda: um portal de negócios voltado para o setor têxtil brasileiro. A plataforma, no entanto, fracassou quatro meses depois. “O que aconteceu é que o projeto nasceu muito antes do tempo para que tivesse aderência”, lembra Gilberto. No entanto, o principal serviço oferecido pela Intermoda era a criação de sites para empresas do segmento. Foi então que Michel lançou o questionamento: “Por que não expandimos nossa visão e fazemos sites para todos?”. Como uma nova rota, Gilberto começou a buscar o que havia fora do país que pudesse potencializar tal ideia. Ele acabou descobrindo nos Estados Unidos uma prática chamada de hosting, que ainda era uma tecnologia pouco explorada no Brasil. Foi assim que nasceu a Locaweb, em 1998, como pioneira em hospedagem de sites no país. Com 25 anos de história, atualmente, a companhia conta com mais de mil funcionários. Tem também mais de 340 mil sites hospedados em seus 25 mil servidores. Apesar da grande infraestrutura, o olhar da Locaweb segue voltado para os pequenos e médios negócios. O início O primeiro escritório da empresa de hospedagem estava localizado dentro da fábrica têxtil de Michel. Entre a mesa de corte e a sala de máquinas de costura, Claudio e Gilberto acomodavam-se com seus respectivos computadores. Além da dupla, um estagiário completava a equipe. “Nossos gastos eram poucos. Trabalhávamos de graça, tínhamos apenas um funcionário e não existia a necessidade de pagar aluguel”, recorda Gilberto. “Sem contar que demoramos cerca de um ano e meio para começar a tirar alguma coisa, pois o Claudio tomou a decisão de investir em marketing tudo o que nos sobrava.” O objetivo era fazer com que a marca se tornasse conhecida no mercado. “Foi desafiador eleger uma única lembrança memorável dos meus 19 anos como locaweber. A que acredito, porém, que seja a mais marcante ocorreu em 2010, quando migramos de um condomínio empresarial para a nossa sede, que passou a abrigar o novo data center. A mudança foi a materialização dos nossos valores, uma conquista que nasceu por meio de paixão e muito trabalho em equipe. Além de ter sido um dos momentos em que mostramos ao mercado quão grandiosos tínhamos nos tornados” Glauco Oliveira, gerente executivo de atendimento e processos Os fundadores Gilberto Mautner e Claudio Gora entre servidores nos primórdios da Locaweb

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=