Locaweb Edição 135

18 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Operfil do consumidor vem se transformando ao longo dos últimos anos. O que antes, para as empresas, significava apenas vender um produto ou serviço, hoje se estende à necessidade de garantir uma boa experiência ao cliente. Em um mercado de muita competitividade, atrair novos clientes é importante, mas fidelizar os atuais pode ser ainda mais recompensador. Consumidores encantados compram fielmente e com maior recorrência, o que diminui o custo de aquisição e a duração do ciclo de vendas. De acordo com a pesquisa "Think Consumer Goods", feita pela Offerwise e divulgada pelo Google, 64% dos brasileiros não são fiéis às marcas. Isso evidencia a imensidão de oportunidades de negócio que as empresas perdem por conta da falta de estratégias capazes de encantar e fidelizar clientes. As PMEs que ainda não implementaram o “encantamento" em sua cultura podem acabar ficando para trás. Então, aqui vão algumas dicas: Conheça seu cliente Quanto mais você souber sobre ele, mais personalizada será a experiência oferecida. Saiba quais são as reais necessidades e os desejos de seus consumidores. Colha feedbacks, faça pesquisas, converse e escute atentamente. Supreenda Ações inusitadas criam conexão e memórias afetivas. Ofereça brindes, envie uma mensagem de agradecimento, compartilhe sua newsletter, crie descontos especiais ou um programa de fidelidade, por exemplo. Atendimento humanizado Essa é a chave para manter a proximidade com o consumidor. Garanta a satisfação na resolução de problemas e treine sua equipe para ser atenciosa, empática e proativa. Cultive um relacionamento próximo, honesto e transparente com seus clientes. Qualidade em primeiro lugar Assegurar a qualidade do seu produto ou serviço consolida a confiança do cliente e alimenta relações de longo prazo. O segredo é sempre superar as expectativas do consumidor e seguir inovando. Encantar o consumidor é uma tarefa contínua, que depende da construção de uma relação sólida, baseada na confiança e na entrega de valor. O resultado disso é um cliente engajado e apaixonado pela marca – e que fielmente a recomenda para outras pessoas. Essa propaganda forte e gratuita é capaz de atrair muitos novos clientes, aumentar a receita e garantir crescimento saudável para o negócio. Experimente a magia do encantamento e colha resultados surpreendentes! A magia do encantamento do cliente: construindo relações duradouras GIULIA BARBOSA ANALISTA DE MARKETING NA LOCAWEB /giuliabarbosa

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