Locaweb Edição 135

16 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Nascido na Idade Média, o termo “taylor-made” é utilizado para identificar algo feito sob medida. O conceito foi inspirado no nome do profissional responsável por criar roupas customizadas, o “taylor” ou alfaiate, em português. No entanto, qual é a relação entre o alfaiate e o empreendedor digital? O fato é que existem inúmeras estratégias de gestão “taylor made”. Isso diz respeito a produtos e serviços customizados para atender as necessidades específicas de um grupo de consumidores. Já sabemos que a presença digital é muito mais do que uma simples alternativa para o empreendedor expandir seus negócios. Além de gerar leads, aumentar vendas e ampliar capilaridade, para empreender online há muito a se descobrir sobre os hábitos de consumo do cliente. O meio digital tem a capacidade de coletar informações fundamentais sobre a chamada Customer Experience (CX), aumentando as chances de sucesso para qualquer negócio. Com isso, é possível diagnosticar dores, necessidades, possíveis melhorias de processos e até a falta de produtos, serviços ou funcionalidades que complementem a jornada do cliente. A partir desses dados, é possível otimizar custos, melhorar a previsibilidade de receita, aumentar vendas e proporcionar melhorias à experiência do cliente. Tudo isso a partir de soluções que atendam, genuinamente, as necessidades de determinado grupo de consumidores – muitas vezes carentes de soluções sob medida para atingir seus objetivos. Nos últimos 25 anos, os hábitos de consumo sofreram grandes transformações, sobretudo no ambiente digital. Ainda assim, pesquisas recentes apontam que, no Brasil, 72% dos produtos e das soluções digitais não atendem as expectativas de quem os usa. Isso revela que, apesar de as estratégias que colocam o consumidor no centro estarem em alta no meio de tecnologia, ainda parecem estar em estágio embrionário no mercado brasileiro. Seja ao desenvolver uma solução, seja ao aprimorar uma já existente ou mesmo escolher um produto para revender ao consumidor, é essencial ter um olhar sensato sobre o valor que se está entregando. Satisfação do cliente não surge de repente, por acaso. Isso exige compromisso, senso crítico e muita dedicação. Fato que prova que, no final das contas, ainda podemos aprender muito sobre negócios com os alfaiates. Taylor-made: experiência sob medida DENNIS LIMA ESPECIALISTA DE MARKETING DE PRODUTO NA LOCAWEB /dennislima1

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