20 // opinião // revistalocaweb @revistalocaweb Acomunicação é parte essencial da experiência humana. Ela é um aspecto tão instrumental da vida, que é natural que a ampliemos, tornando-a mais confortável e eficiente. A tecnologia tem sido fator determinante para tornar a comunicação mais natural e abrangente. Antes, com o telefone e os aparelhos de fax. Hoje, com e-mail, WhatsApp, Telegram, e até mesmo Blockchain – sim, a tecnologia deve ajudar na redução de fraudes em anúncios digitais, além de ampliar a confiança dos consumidores nas marcas, mas esse é um assunto para outro artigo. No entanto, tecnologias mais recentes estão mudando radicalmente a forma como nos comunicamos. Esse é o caso da Inteligência Artificial (IA). De forma simples, a inteligência artificial é uma tecnologia que desenvolve máquinas para pensarem como humanos. Assim, a ideia é que elas aprendam como nós. E, para isso, são constantemente nutridas de informações e dados. O marketing hiperpersonalizado, por exemplo, exige que os criadores de conteúdo tenham a capacidade de descobrir pontos de contato específicos que possam atrair vários clientes – com base nas preferências dessas pessoas. O objetivo final é gerar conteúdo com alta taxa de cliques. É aqui que a IA atua como um canal intangível de comunicação entre criadores de conteúdo e consumidores. A IA otimiza o processo de escolha do que fazer, identificando tópicos atraentes. Os códigos de aprendizado de máquina analisam o comportamento humano online para procurar padrões e recomendar tópicos a ser abordados em blogs, publicidade e outras formas de conteúdo. Além disso, a IA pode detectar lacunas no marketing da marca e sugerir maneiras de melhorá-lo. A tecnologia pode, por exemplo, pesquisar as estratégias de relações públicas e branding mais bemsucedidas em qualquer setor ou até mesmo testar quais anúncios trazem a melhor recepção pelo público. O poder da mídia social pode aumentar muito se for apoiado pela IA. As empresas de mídia podem capitalizar dados, criando conteúdo personalizado (como depoimentos e outras postagens relevantes) para gerar tráfego de audiência. Pesquisas especializadas mostram que a IA tem potencial para dobrar as taxas anuais de crescimento econômico até 2035 e revolucionar completamente a forma como os humanos trabalham, criam e se comunicam. Perguntome: qual será a próxima tecnologia que virá? O impacto da IA na comunicação GRACIELLE SILVA COORDENADORA DE PR NA LOCAWEB COMPANY /graciellesilva
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=