Locaweb Edição 133

33 // capa / a nova era dos dados // revistalocaweb Com a palavra, o Google ESPECIALISTA DA EMPRESA DESTACA PRINCIPAIS PONTOS SOBRE A NOVA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE TRÁFEGO Para entender melhor as decisões tomadas pelo Google, aRevista Locaweb conversou com Rodrigo Carvalho, head de produtos de mensuração do Google Brasil. O executivo comentou a respeito das mudanças e expectativas por trás da implementação definitiva do Google Analytics 4. Por que o Google decidiu substituir o Universal Analytics pelo Google Analytics 4? O Universal Analytics foi criado para uma geração de medição online ancorada na web para desktop, sessões independentes e dados de cookies mais facilmente observáveis. No entanto, rapidamente essa metodologia de mensuração está se tornando obsoleta. Enquanto isso, o Google Analytics 4 opera em várias plataformas, não depende exclusivamente dos cookies e usa um modelo de dados baseado em eventos, que visa fornecer medições muito mais centradas no usuário. Qual é a principal mudança do Universal Analytics para o Google Analytics 4? Em comparação à versão anterior, o Google Analytics 4 traz como grande novidade uma visão centrada no usuário. Isso significa que as marcas conseguirão ser mais assertivas em suas decisões de marketing, já que acompanharão métricas focadas na jornada do consumidor entre diferentes plataformas e dispositivos, e não mais em silos de comportamento. Quais são as expectativas para depois de 1º de julho, momento em que o Universal Analytics deixará de coletar dados? Temos a expectativa de que as empresas que utilizem a versão gratuita já tenham migrado completamente suas operações, e que estejam habituadas com as novidades na ferramenta. Ao mesmo tempo, que aquelas que contratam a versão Analytics 360 estejam bastante adiantadas – visto a alta complexidade para migrar suas operações e a importância da capacitação dos times, assim como a necessidade de organizar históricos de pelo menos um ano até julho de 2024 – quando a versão premium também deixará de existir. Rodrigo Carvalho , head de produtos demensuração doGoogle Brasil

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