Locaweb Edição 133

32 // capa / a nova era dos dados // revistalocaweb @revistalocaweb Essa base deve ser baixada para um arquivo de Microsoft Excel ou similar para que você tenha um histórico do seu negócio”, acrescenta Eleonora. Quem não armazenar os dados pode acabar tendo que caminhar no escuro, sem saber o que está acontecendo em seu negócio digital. “Um dos grandes diferenciais da internet é justamente a possibiliade de medir os resultados com maior velocidade e tomar decisões de maneira otimizada. Analisar os dados permite que as empresas entendam de onde os acessos vêm, o que os usuários estão fazendo e quão efetiva são as métricas em cada um dos canais considerados”, lembra Fernando. O Google Analytics 4 otimiza essa vantagem de se ter o entendimento de onde os visitantes estão vindo e qual é seu comportamento nas páginas. Em outras palavras, a ferramenta funciona como uma câmera que monitora todo o tráfego de site, blog, e-commerce ou aplicativo. Logo, seria um erro entre as PMEs negligenciar a mudança por medo ou pura preguiça. “Hoje, prefiro o GA4 ao Universal Analytics. É outro modelo de mensuração. Uma vez que você se acostumar, também verá que é muito melhor. É claro que há uma curva de aprendizado, mas as vantagens são maiores. Afinal, é possível tirar informações daquilo que quer e de que precisa, moldando a ferramenta conforme sua necessidade”, conclui Celso. Muitos estranham que os dados do Universal não batem com os do GA4. E nem poderiam, porque não é a mesma ferramenta e nem a mesma mensuração '' Celso Cestaro , consultor de marketing digital

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=