30 // capa / a nova era dos dados // revistalocaweb @revistalocaweb no site, é preciso criar eventos personalizados para mostrar à ferramenta quais são as atividades consideradas importantes. Essa atividade, no entanto, vai exigir do empreendedor o conhecimento dos macetes da plataforma. “O Google Analytics 4 já conta com o evento de visualização de vídeos, por exemplo. Contudo, se você quiser saber qual filme específico foi exibido, terá que fazer uma configuração adicional. O mesmo acontece com o evento de rolagem de página. Por padrão, o GA4 só contabiliza quando o usuário chega até o fim da tela. Caso a marca queira controlar uma rolagem menor, terá que usar o Google Tag Manager para determina-la”, conta Eleonora. Aqui, também é essencial que o empreendedor entenda o melhor momento para posicionar a tag de conversão. “Por exemplo: em qual etapa do formulário ocorrerá a conversão? Nesse caso, será necessário informar ao Google o que a empresa julga como uma conversão de qualidade, para que o aprendizado da máquina seja aprimorado”, revela Samuel. Outro ponto que merece destaque é que os relatórios do GA4 também são muito básicos quando comparados aos oferecidos pela ferramenta mais antiga. “O Universal Analytics já tinha uma estrutura bemmontada e com diversos relatórios. Não tínhamos que nos preocupar com isso, mas agora a realidade mudou”, diz Eleonora. Para contornar esse problema, a saída é contar com modelos mais customizados. “Na aba ‘Explorar’, o empreendedor pode criar relatórios de funil ou de qualquer outro tipo para ter uma visão mais personalizada de seu negócio”, salienta Gustavo. É importante lembrar que esses relatórios específicos apresentam uma configuração chamada de “Retenção de Dados”, que expõe ao usuário as informações relacionadas a determinados períodos de tempo. Se o empreendedor não fizer nenhum tipo de personalização nessa função, o Google vai seguir o padrão que considera apenas dois meses – sendo que esse recorte pode ser expandido para até 14 meses. O GA4 unificou a dinâmica de medir simultaneamente a audiência de sites e aplicativos, tornando a mensuração muito mais prática '' Samuel Godoi , especialista Google
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=