29 // capa / a nova era dos dados // revistalocaweb No entanto, o trabalho não termina com a instalação. Se o empreendedor parar por aí, a ferramenta entregará capturas bastante rasas, com pouca especificidade. “Embora a interface do GA4 traga alguns dados, no geral eles induzem a análises superficiais, priorizando métricas de vaidade como visitas totais e tempo na página – pontos que, por si só, não ajudam a tomar decisões inteligentes para o negócio”, informa Fernando. Para ter acesso a eventos e relatórios mais customizados, é necessário integrar o GA4 a outras ferramentas da família, como o Google Tag Manager e o Google Search Console. Isso, no entanto, demanda conhecimento técnico por parte do empreendedor ou ajuda profissional. “É possível ter uma visão geral sozinho, mas análises profundas exigem conhecimento ferramental e de metodologia, de modo que, se for possível, contar com um profissional é importante”, destaca Lucas. O especialista ressalta que esse investimento tende a trazer bons frutos para o negócio. “O empreendedor deve entender que ter uma boa análise de GA4 pode reduzir custos (indicando investimentos que não performam) e aumentar receita (apontando pontos da jornada que são chave para vender mais)”, completa. Questões técnicas Sendo "conversão" a ação que o empreendedor deseja que o visitante realize Na prática O Pello Menos, franquia de depilação com cera, usa o Google Analytics no site institucional e no e-commerce há cerca de seis anos. De olho no encerramento das atividades da versão Universal, a marca vem realizando a adaptação para o Google Analytics 4 desde 2022. “O monitoramento das conversões é de suma importância. Com a identificação dos dados como informações de usuários, novas sessões e tempo de página, conseguimos conhecer melhor o comportamento do visitante nos sites e otimizar nossas ações”, conta Regina Jordão, fundadora e CEO do Pello Menos. Por uma estratégia de negócio, a rede decidiu usar as duas ferramentas até a data limite. Até o momento, Regina destaca como grande ponto positivo do GA4 a abordagem mais centrada no usuário e em seu comportamento. Segundo ela, a coleta de dados nos sites e no aplicativo da marca tem oferecido maiores informações a respeito da jornada do cliente. Quando o assunto é dificuldades, por sua vez, a executiva conta que alguns dados não existem mais e outros trazem números um pouco diferentes da ferramenta mais antiga. “Porém, tudo que é novo passa por um processo de adaptação. O ponto principal é buscar entender e construir um histórico de dados”, afirma Regina. É válido destacar que o Pello Menos conta com um profissional especializado para leitura, coleta e mensuração das informações captadas. Em um segundo momento, a fundadora faz o acompanhamento e a análise dos dados em um trabalho em conjunto com sua equipe.
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