Locaweb Edição 133

24 // capa / a nova era dos dados // revistalocaweb @revistalocaweb Desde 2013, esses dados estão reunidos em uma versão chamada de Universal Analytics. Em julho de 2020, porém, o Google colocou no mercado o Google Analytics 4 – ou GA4, para os mais familiarizados. Com o lançamento, a companhia decretou o dia 1º de julho de 2023 como prazo final para os usuários da versão gratuita migrarem para a novidade. Enquanto isso, os clientes do Analytics 360, que é uma modalidade paga, têm até julho de 2024 para realizar essa implementação. Apesar do tempo bastante elástico, nem todas as empresas já migraram ou mesmo começaram a se preparar para a mudança. O problema nesses casos é que as contas deixarão de capturar dados a partir da data limite. “Se você abrir a versão gratuita do Universal Analytics em 1º de julho e olhar os relatórios em tempo real, verá que todos marcarão zero”, alerta Gustavo Esteves, fundador da Métricas Boss, consultoria de web analytics e Google Analytics. Mesmo com o prazo batendo à porta, a boa notícia é que ainda dá tempo de implementar o GA4 em seu negócio. “Fazer uma mudança dessas envolve muita conscientização e preparação, mas o Google deu todo esse tempo justamente por conta da curva de aprendizado do mercado”, conta Lucas Reis, CEO da Zygon Adtech, empresa especializada em marketing digital. Ainda não começou ou está perdido? A seguir, você confere um guia prático que vai ajudar pequenas e médias empresas a olhar para o novo com muito mais facilidade. Novo rumo É válido ter em mente que o Google Analytics 4 não é uma atualização do Universal Analytics. Trata-se de uma ferramenta nova e independente. Isso significa que, se você tiver uma conta na primeira plataforma, terá que criar outra para usar o GA4. E mais: só será possível verificar os dados de tráfego a partir do momento em que o perfil for criado, pois não existe a possibilidade de Se você abrir a versão gratuita do Universal Analytics no próximo 1º de julho e olhar os relatórios em tempo real, verá que todos marcarão zero '' Gustavo Esteves , fundador da Métricas Boss

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=