20 // opinião // revistalocaweb @revistalocaweb Growth Hacking é uma metodologia voltada à busca constante de melhores resultados – por meio de experimentos e aprendizado cíclico. A aplicação desse conceito é parecida com a do tão famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), feito na faculdade. Sendo assim, envolve elaboração de hipóteses, objetivos, aplicação de testes, análise de resultados, definição de próximos passos e documentação do estudo. Para isso, são utilizadas ferramentas como análise de dados, testes A/B, funis de conversão, SEO, marketing de conteúdo e automação de marketing. Ao longo dos últimos anos, o termo foi estudado por diversos autores e organizações. Para Sean Ellis, por exemplo, é o “‘Marketing orientado a experimentos”. Já para a G4 Educação, “growth não é marketing. Growth não é vendas. Growth também não é operações. Growth, na verdade, é uma mentalidade […] que deve passar por absolutamente todas as áreas da empresa”. Pensando no conceito como uma mentalidade a ser aderida por diversos setores da empresa, o Product-Led Growth (PLG) utiliza o produto como protagonista das ações que levarão ao crescimento exponencial de uma marca. Crescimento liderado pelo produto Em modelos tradicionais de organização, a equipe de vendas e marketing trabalham em conjunto para a prospecção de leads, a conversão de vendas e o aumento de receita. No modelo de PLG, o produto é o principal responsável por converter os usuários em todas as etapas de sua jornada de compra. A ideia é que exista um alinhamento entre os times de marketing, engenharia e vendas, entendendo o produto como protagonista da escala do negócio. Assim, formarão um ciclo, no qual o consequente crescimento da base de clientes levará a mais receita – que poderá ser reinvestida em novas estratégias de crescimento. Como metrificar os resultados Além de um objetivo muito claro, é importante que todos os experimentos tenham metas e métricas de acompanhamento. A análise desses números será essencial para manter o foco ou corrigir as rotas. Saber quais métricas medir, com qual frequência e onde encontrá-las são pontos fundamentais no planejamento de growth. No entanto, não existe certo ou errado. Tudo dependerá do cenário de atuação e da finalidade do projeto. Quando a mentalidade growth é incorporada à cultura organizacional, existe um impacto positivo na capacidade de crescer e prosperar. Seja qual for a atuação, a chave é manter a mente aberta para o aprendizado e a disposição em alta para experimentar e testar novas ideias. TAYNARA ALMEIDA DE OLIVEIRA ESPECIALISTA EM GROWTH E MARKETING DE PRODUTO NA TRAY /almeida-taynara Mentalidade de Growth: o que é epor que sua empresa precisa
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