Locaweb Edição 133

18 // opinião // revistalocaweb @revistalocaweb Amigração do Analytics Universal para o Google Analytics 4 será obrigatória, devido à descontinuação do primeiro. Apesar da imposição, a atualização é crucial para qualquer negócio que deseje acompanhar o comportamento do usuário nos canais de forma mais eficiente. Sua empresa, porém, estaria pronta para adotar a novidade se a atualização não fosse obrigatória? Alguém da sua equipe está dedicando tempo para entender quais ajustes e melhorias são necessários para garantir os melhores resultados de marketing? É aí que entra o Marketing Ops. Essa área ou função tem como objetivo aumentar a eficiência e a eficácia do marketing, implementando processos, tecnologia e métricas que permitam a tomada de decisão baseada em dados. Tudo isso é feito com o intuito de garantir que as ações de marketing estejam alinhadas aos objetivos de negócio, podendo alcançar o melhor Retorno sobre Investimento (ROI) possível. Há uma série de atividades que um time de Marketing Ops pode desempenhar. Entre elas, a implementação da nova versão do Google Analytics, a automatização do envio de comunicações por meio de ferramentas de automação de marketing e a criação de relatórios automáticos para análise de campanhas de marketing de performance. Mesmo que sua empresa não tenha condições de ter uma área ou pessoa exclusivamente dedicada à função, é importante buscar meios de aplicar essa abordagem. Você pode contar com o apoio de terceiros, por exemplo, como profissionais freelancers, agências ou consultorias que prestem esse tipo de serviço. Você já deve ter ouvido falar que o cérebro humano é "preguiçoso". Isso se dá porque ele busca maneiras de poupar energia. Então, se existe um jeito mais fácil de cumprir uma tarefa, por que não fazer desta forma? Podemos traçar um paralelo entre essa "ociosidade” e o Marketing Ops, que busca poupar energia ao automatizar e otimizar processos – liberando tempo para que a equipe possa se concentrar em outras atividades. E então, quais tipos de iniciativas de Marketing Ops você acredita que poderiam ser implementadas em sua empresa? Existe algum processo que é realizado manualmente e deveria ser automatizado? As plataformas de tecnologia que você utiliza poderiam ser integradas? Alguma tecnologia de inteligência artificial ajudaria a otimizar as tarefas do time? Tenho certeza de que, se você procurar, vai encontrar algo que pode ser aprimorado hoje mesmo. Marketing Ops: o cérebro por trás do marketing ARTHUR COSTA COORDENADOR DE MARKETING NA LOCAWEB /arthurginder

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=