Locaweb Edição 132
40 // reportagem / SEOOn-Page // revista locaweb @revistalocaweb A primeira ferramenta ajuda a entender como está a interação do usuário no site. A segunda oferece o status do ranqueador dos posts para determinada palavra-chave, além de permitir verificar histórico de posicionamento, taxa de cliques por impressão (CTR) e muito mais. Ao longo desse processo, é preciso ter em mente que os resultados não aparecerão de imediato. SEO On-Page é um trabalho de formiguinha, sendo necessária boa dose de paciência para ver o sucesso. A T&D Sustentável, startup que trabalha com economia de água em empresas, por exemplo, começou a notar repercussão apenas dois anos após iniciar a estratégia. “É um trabalho de médio a longo prazo. As empresas têm que estar alinhadas com a expectativa de que vão começar agora para colher os frutos bem lá na frente”, avisa Felipe Mendes, head de growth da companhia. “Ainda assim, é uma técnica que perdura na internet. Se você criar um conteúdo relevante hoje, o tempo que está gastando agora ainda vai ser válido daqui a cinco anos, por exemplo”, completa. Com o SEO On-Page, o tráfego do site da T&D Sustentável aumentou aproximadamente 53%. Houve também maior engajamento com o formulário disponível no site. Hoje, a startup recebe de uma a duas respostas por dia. “Nós conversamos com o mercado B2B. Então, ter esse tipo de conversão orgânica com tomadores e merece aparecer nas primeiras posições da página principal”, diz Flávio. Lembre-se de que o SEO On-Page é um legado para empresas de todos os tamanhos – e que quanto mais se conquistam as primeiras posições dos buscadores, menos se gasta com mídia paga. Então, não deixe de aplicar as técnicas para vencer a concorrência, aumentar sua visibilidade na internet e vender muito mais. De acordo com Flávio, professor da PUCRS, é importante manter uma periodicidade de publicação de textos, no mínimo, semanal Felipe, da T&D Sustentável, lembra que SEO On-Page envolve um trabalho de médio a longo prazo e que exige paciência de decisão é excelente”, comemora o profissional. Por ser uma estratégia que leva tempo para vingar, não se esqueça de que consistência e frequência são essenciais para chegar e se manter no topo das buscas. “Deve-se criar pelo menos um conteúdo por semana relacionado com as palavras-chaves. Assim, os mecanismos conseguem diferenciar o player que está ali por acaso daquele que publica textos com recorrência
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=