Locaweb Edição 132
38 // reportagem / SEOOn-Page // revista locaweb @revistalocaweb Por fim, vale destacar que todas essas otimizações podem ser feitas pelas próprias PMEs, sem auxílio de um especialista. “Entretanto, contar com alguém que tenha conhecimento em estratégias de marketing é um diferencial para inputar esses dados na página com maior assertividade”, aponta o especialista. Técnicas profissionais O SEO On-Page diz respeito aos macetes utilizados para otimizar textos na página. No entanto, técnicas mais avançadas de SEO – aquelas implementadas por profissionais da área – podem ser determinantes para que seu site seja melhor aceito pelos buscadores. “O Google, que é o mecanismo de pesquisa mais usado no mundo todo, está muito antenado com as questões de experiência do usuário. Sendo assim, não basta que o conteúdo seja relevante. É necessário gerar uma boa jornada online para o consumidor, fazer com que a página carregue rápido, oferecer facilmente aquilo de que o internauta precisa, entre outros pontos”, destaca Leandro, da Yooper. Omarket4u, rede de minimercados autônomos, por exemplo, notou que precisava melhorar a experiência dos usuários para obter maior engajamento. “Quando lançamos nosso novo site, emmaio de 2021, priorizamos fatores como velocidade de carregamento, interatividade do usuário na página e design”, lembra Alisson Lima, especialista em growth marketing do empreendimento. Leandro, da Yooper, lembra que o Google Imagens tem um tráfego gigante, que deve ser aproveitado pelas PMEs por meio do visual no texto Conteúdo de qualidade Através do uso de palavras-chave, os algoritmos dos mecanismos de busca vão identificar e entender que determinada página é relevante para estar entre os principais resultados. No entanto, tão importante quanto otimizar o texto, é criar conteúdo de qualidade para o leitor. “Se o SEO On-Page for impecável e o conteúdo, ruim, você ganhará ranqueamento, mas a taxa de rejeição estará nas nuvens, e a conversão será baixa – já que não pôde ajudar a persona”, alerta Liliane Oliveira, analista de marketing da Locaweb. A dica de ouro para entregar conteúdos de qualidade é construir textos que tragam informações relevantes ao leitor. Não custa reforçar que a matéria deve ser original. “Os buscadores sabem quando aquele conteúdo é copiado, pois já o leram em outro lugar. E, inclusive, eles podem te penalizar por isso”, ressalta Leandro Gorzoni, CEO da Yooper. Na T&D Sustentável, startup que trabalha com economia de água em empresas, por exemplo, os textos são produzidos pelos colaboradores de cada área. Depois, esse conteúdo é adequado às técnicas de SEO On-Page por um especialista. “Isso cria um insumo extremamente valioso para nós”, garante Felipe Mendes, head de growth da companhia.
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