Locaweb Edição 132

37 // reportagem / SEOOn-Page // revista locaweb vezes ao longo do texto, a depender do tamanho do artigo. Porém, não use a palavra-chave em excesso, optando por sinônimos em alguns momentos”, aconselha Liliane Oliveira, analista de marketing na Locaweb. A expressão escolhida deve, ainda, vir na chamada metadescrição – que é muito importante, pois é o que aparece nos buscadores junto aos títulos. “Na prática, ela deve ser um texto chamativo de até 130 caracteres e com um Call to Action (CTA), como ‘confira’, ‘conheça’, ‘entenda’ ou ‘saiba mais’. Esse ponto é um fator decisivo para aumentar a taxa de cliques por número de impressões (CTR)”, diz a especialista. É preciso garantir também que a palavra-chave apareça no endereço do site. Isso porque, ao usá-la na URL, fica muito mais fácil identificar do que se trata a página em questão. “Apesar de não ser um dos fatores mais fortes de ranqueamento, uma URL amigável impacta a forma como os mecanismos de busca enxergarão seu negócio na internet”, aponta Liliane, da Locaweb. Distribuir imagens ao longo do texto também pode melhorar a escaneabilidade da página – permitindo que ela seja ranqueada através das fotos. Mas, para isso, deve-se renomear o “alt” de todas elas para que os buscadores as entreguem como resultado de pesquisa. “Hoje, o Google Images tem um tráfego gigante. Então, o empreendedor pode sair na frente se for além do conteúdo escrito e focar também o visual”, diz Leandro. É importante repetir a palavra-chave no primeiro parágrafo e de três a cinco vezes ao longo do texto '' Liliane Oliveira , analista de marketing na Locaweb Não dá para abraçar o mundo e tentar emplacar 50 palavras- chave de uma vez. Esse é um trabalho que constrói-se com o tempo. Nessa jornada, lembre-se de mapear todos os termos utilizados, a fim de não repeti-los e acabar concorrendo consigo mesmo. Pontos de destaque Uma vez que a palavra- chave que servirá de base para o texto foi definida, está na hora de trabalhá-la por todo o conteúdo. Isso vai fazer com que o algoritmo do buscador entenda qual é o assunto do artigo e possa ranqueá-lo commaior eficácia. O recomendável é que o termo apareça nas chamadas Heading Tags, que são identificadas pelas siglas H1 (título principal, que deve ter, no máximo, 55 caracteres), H2 (subtítulos) e H3 (subtítulos dos subtítulos). A dica é usar esses recursos a cada 300 palavras, para garantir legibilidade ao texto. “É importante também repetir o termo no primeiro parágrafo e de três a cinco

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