Locaweb Edição 132

36 // reportagem / SEOOn-Page // revista locaweb @revistalocaweb Além de ajudar no posicionamento do site, o SEO On-Page tem a vantagem de ser uma estratégia orgânica – quando não há necessidade de pagar para aparecer melhor nos resultados. “É também uma frente de trabalho que não requer quase nada de conhecimento técnico”, acrescenta Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Digital, agência de SEO. Nesta reportagem, você descobrirá as principais regras que as PMEs podem aplicar a textos de blog para alavancar sua relevância nos buscadores. Trata-se de um norte básico para que o empreendedor – experiente ou não – possa colocar seu site no topo das pesquisas. Mapeamento de palavras-chave A primeira regra para trabalhar com SEO On-Page é identificar quais palavras- chave devem ser usadas para embasar a produção de textos no blog. Elas são termos que precisam estar ligados ao negócio e que sejam bastante buscados na internet. Para descobri-las, a dica é usar ferramentas que vão mostrar o volume de pesquisas, a frequência e uma série de outros insights. Entre elas, estão versões pagas, como Semrush e Moz, e gratuitas, a exemplo do Google Trends. Aqui, é válido destacar que nem sempre a palavra- chave mais óbvia será a mais assertiva. Uma loja de vestidos, por exemplo, pode ter mais sucesso ao produzir um texto com o termo “vestido com estampa de onça” do que com um conteúdo que fale sobre a peça de forma geral. “Se uma expressão tem alto volume de buscas, significa que é muito concorrida nos mecanismos. Então, ao optar por um termo com volume mais modesto, é possível conseguir ranquear melhor, já que há menos disputa. Você trocará uma palavra-chave de topo de funil por uma de conversão direta”, explica Leandro Gorzoni, CEO da Yooper, agência de marketing digital. A Mais1.Café é uma franquia de cafeterias que trabalha com SEO On-Page há pouco mais de um ano. Seus conteúdos no blog não costumam falar dos produtos da casa, mas de assuntos relacionados ao público consumidor. “Com isso, ocupamos a primeira posição nas buscas com o termo ‘temperatura ideal da água para fazer café’, por exemplo”, celebra Gare Marques, sócio- fundador e diretor de marketing da empresa. Para ser um case de sucesso, no entanto, é importante ter calma. No início, o ideal é fazer uma curadoria e escolher cerca de cinco palavras-chave para explorar. Gare, da Mais1.Café, recomenda usar os conteúdos para tratar de assuntos que resolvam problemas do público-alvo da marca Felipe, da Hedgedog Digital, dá a dica: limite o tamanho das imagens a até 50 KB e prefira formatos mais leves, como o WEBP

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