Locaweb Edição 132
29 // capa / podcast como ferramenta de negócio // revista locaweb Na sequência, a parte de produção envolve entrar em contato com as pessoas que participarão do episódio, explicando o projeto e o objetivo da discussão. De acordo com Caio, isso é importante para que o convidado esteja preparado para entregar o tipo de informação que você deseja que chegue até o público. Na hora de gravar, o produtor deve ter em mente Vai uma mãozinha? Audacity Compatível com Windows, macOS e Linux O editor de áudio mais comentado da podosfera serviu de ferramenta de trabalho para diversos podcasts que, hoje, estão entre os mais influentes. Isso porque, mais do que a confiabilidade conquistada no mercado, oferece recursos adequados para usuários iniciantes e experientes. Além dos recursos básicos de edição, o software entrega boa compatibilidade com diversos plugins de efeito – oportunizando áudios muito mais personalizáveis – e suporta qualidade de 16, 24 e 32 bits. Buzzsprout Compatível com navegadores Este é um software de hospedagem de podcast que tem uma série de ferramentas complementares. Sua proposta é ajudar os produtores de conteúdo a criar, promover e publicar episódios – em plataformas como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox e uma série de outras. Somadas à parte técnica, o serviço oferece estatísticas avançadas sobre status de download e características dos ouvintes, como região e dispositivo usado para ouvir o programa. Adobe Audition Compatível com Windows, macOS e Linux O software de edição de áudio da Adobe é repleto de recursos. Isso porque ele conta com recursos que vão ajudar o produtor ao longo de todo o processo de desenvolvimento do podcast – partindo da gravação até a composição do episódio. Apesar de ser uma ferramenta capaz de atender às necessidades dos usuários mais exigentes, ela também disponibiliza um tutorial para guiar o trabalho daqueles que ainda são iniciantes. que os padrões de qualidade em podcast ficam cada vez mais altos. No início, o ouvinte não se importava se o microfone fosse ruim ou se um cachorro estivesse latindo ao fundo. Afinal, era o que tinha para consumir, e ele contentava-se com isso. Hoje, porém, a realidade é outra. “As mídias audiovisuais têm duas linhas de informação: a visual e a sonora. O podcast, no entanto, tem uma só. Então, caso a pessoa não consiga entender, o conteúdo se torna inútil”, aponta o fundador da Maremoto. Por isso, a recomendação é sempre priorizar ambientes silenciosos e ter os equipamentos básicos para que sua voz seja compreendida. Com o programa gravado, o próximo passo é a edição. “Para um editor profissional, em média, são entre cinco e oito horas de trabalho para cada 60 minutos de gravação”, comenta Caio. Apesar de isso ser trabalhoso, o especialista relembra a importância de valorizar o tempo do ouvinte. “Lapidar o conteúdo bruto é uma generosidade com o público, assim como ele foi generoso em oferecer o tempo dele para ouvir o que você tem a dizer.” Com o episódio pronto, a dinâmica de publicação envolve subir o programa em um servidor, que vai distribuí- lo para todos os agregadores. Por fim, vem a divulgação – e sabendo quem é seu público e onde ele está, fica fácil garantir que o conteúdo seja entregue. Podcast na prática Vítor Soares conheceu o mundo do podcast em 2011 e ficou encantado com a mídia. Quase dez anos depois, em 2020, graduado em História e com condição financeira mais estável, decidiu arriscar um projeto com o formato.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=