Locaweb Edição 132
Hoje, o podcast é a melhor mídia para promoção de marca e produto ou self-branding, com potencial fortíssimo de construção de imagem '' Andrei Fernandes , sócio-fundador da produtora Paratopia 27 // capa / podcast como ferramenta de negócio // revista locaweb YouTube. Mas toda semana escuto vários podcasts de três horas, justamente porque eles integram-se à minha rotina sem nenhum atrito”, diz Caio. Essa foi uma das deixas para as empresas perceberem o potencial de inserir o podcast em suas estratégias de comunicação e branding. Afinal, é uma mídia que reúne pessoas que realmente se importam com o que está sendo dito – e que estão mais abertas a desenvolver uma relação profunda. Por onde começar Andrei, da Paratopia, garante que fazer podcast é extremamente fácil. No entanto, exige uma série de dinâmicas fundamentais para o resultado final. “O primeiro ponto nesse sentido é estabelecer um propósito muito claro ao projeto. Ele será um hobby ou algo profissionalizado?”, diz. Se for profissionalizar, Caio, da Maremoto, joga a real: não crie conteúdo para algoritmo. É preciso produzi- lo para pessoas. “Ao contrário de outros formatos, como o de texto, dificilmente o podcast será indexado pelo Google”, explica. Por isso, o ímpeto do consumidor dessa mídia tem que ser genuíno. O especialista lembra que dinheiro investido errado pode ser recuperado, diferentemente de tempo. “Então, respeite o tempo do seu ouvinte. Desenvolva conteúdo com carinho, fale sobre o que entende e prepare-se bem para comentar o assunto que você se propôs a explorar.” o trabalho, seja em casa lavando a louça. “Entre muitas aspas, quem ouve está utilizando um período em que a mente estaria ociosa para consumir conteúdo e entretenimento”, destaca Caio. O fundador da Maremoto conta que muitas pessoas integram o podcast à rotina e passam a consumi-lo mais e mais. Levando em conta que grande parte desse conteúdo ainda é feito por produtores amadores – que adicionam gostos, angústias, medos e felicidades pessoais –, o ouvinte passa a ter um relacionamento muito próximo do produtor em comparação com outras mídias. “Não me lembro do último vídeo com três horas de duração a que eu assisti no
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