Locaweb Edição 132
26 // capa / podcast como ferramenta de negócio // revista locaweb @revistalocaweb incrementar as vendas”, conta Cris. O crescimento que o mercado apresentou nos últimos anos tem muito a ver com esse novo olhar por parte das empresas e das agências. “Os tomadores de decisão, aqueles que dizem sim ou não para o dinheiro, também começaram a consumir podcasts. Eles pararam para entender como a mídia poderia ser usada dentro da estratégia de comunicação das marcas que representam — e isso fez toda a diferença”, aponta Caio, da Maremoto. Criando conexões “O ser humano tem uma ligação muito marcante com a voz. Ela é o primeiro estímulo do mundo externo com que temos contato, ainda no útero. Estamos acostumados com contação de histórias, risos e choros desde pequenos”, comenta Cris. “Por isso, é muito mais fácil ao podcast desenvolver uma relação parassocial com o ouvinte, na qual ele sinta que conhece e tem uma conexão emocional com a voz que está escutando.” Outro ponto que permite criar uma relação mais profunda entre ouvinte e produtor é o fato de se tratar de uma mídia de acompanhamento – isto é, é possível consumi-la enquanto realiza outras atividades. “Ela não vai te interromper, mas sim fazer companhia”, explica Cris. Todas essas vozes poderão caminhar ao lado do ouvinte onde quer que ele esteja, seja no trânsito indo para Entrega garantida Andrei Fernandes, fundador da produtora Paratopia e do podcast "Mundo Freak Confidencial", destaca que os vídeos no YouTube, por exemplo, estão cada vez mais pasteurizados. Muito disso deve-se ao fato de que os criadores de conteúdo são reféns do algoritmo da plataforma – de acordo com o que ela acha que é mais válido dos pontos de vista de duração de vídeo, thumbnail, roteiro e uma série de outros aspectos. Além disso, muitas vezes, o conteúdo não é oferecido aos usuários, mesmo que eles assinem o canal em questão. “Quando o assunto é podcast, isso não existe. A pessoa assina o seu conteúdo e tem 100% de entrega”, conta Andrei. Ele lembra, contudo, que é óbvio que isso não garante o download do episódio – pois um tema ou outro pode não agradar. “Porém, o ouvinte vai receber o material assim que ele for publicado. Sabendo que aquilo está à disposição, vai decidir se quer consumi-lo ou não.”
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=