Locaweb Edição 132

25 // capa / podcast como ferramenta de negócio // revista locaweb Com esse movimento, o formato abriu um grande leque de possibilidades para empresas e produtores de conteúdo. “Hoje, o podcast é a melhor mídia de promoção de marca e produto ou self- branding, com potencial fortíssimo para construção de imagem”, garante Andrei. O "Mundo Freak Confidencial" – um dos maiores podcasts de casos insólitos e mistérios do Brasil e exclusivo do Spotify – tem uma parceria de vários anos com uma editora de médio porte. “Hoje em dia, nossos ouvintes associam muito o podcast à marca. Então, sempre que há um lançamento, contribuímos com mais de 40% do faturamento dele”, conta o fundador da Paratopia. No entanto, há uma série de outras maneiras de aproveitar a popularização dessa mídia. Se a marca deseja fixar um produto na cabeça do cliente, por exemplo, Cris explica que ela pode comprar diversas inserções comerciais ao longo do tempo. “Já se a empresa defende um território, os episódios branded-content são uma boa ferramenta”, aponta. Outra possibilidade é a criação do próprio podcast – para falar diretamente com o consumidor ou com o público interno. A plataforma Mamilos construiu uma série de episódios nesses moldes para a Avon. “A empresa tem mais de um milhão de representantes no Brasil e queria entregar para elas uma conversa leve e interessante sobre como americanos, somadas ao crescimento da audiência no Brasil, despertaram nos produtores a ideia de transformar o hobby em empreendedorismo”, conta Cris. Além do investimento por parte de plataformas como Spotify e Globoplay em produções originais, as marcas começaram a abordar os podcasts em geral para a veiculação de anúncios. “As comunidades também passaram a financiar os programas que gostam de ouvir, o que fez com que o dinheiro circulasse nesse meio com um volume nunca visto até então.”

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=