Locaweb Edição 132
24 // capa / podcast como ferramenta de negócio // revista locaweb @revistalocaweb No Brasil, esse contexto não era nem mesmo considerado um mercado, era uma “cena”. Andrei Fernandes, fundador da produtora Paratopia e do podcast "Mundo Freak Confidencial", lembra que a mídia tinha uma pegada bastante amadora. "E com amador, quero dizer no sentido de ser 'de garagem', não tem nada a ver com baixa qualidade. Inclusive, diversos programas que ainda não têm renda ou um grande faturamento contam com experiência sonora superior a muito conteúdo internacional", destaca. Mais recentemente, em especial por conta de plataformas como Spotify, o acesso aos podcasts foi facilitado – e colocado à distância de um clique. Outro ponto determinante nesse sentido foi a entrada dos grandes conglomerados comunicativos nesse mercado. De acordo com Caio, muitos deles usaram a mídia tradicional, para popularizar o formato e “educar” a população a respeito de como poderia consumi-lo. “Desde 2018, vemos o mercado de podcast ganhar fôlego não apenas em produção, mas também do ponto de vista comercial”, explica Cris Bartis, da plataforma de conteúdo Mamilos. Segundo ela, boa parte da popularização do formato deve-se aos podcasts norte-americanos que fizeram sucesso. Um dos principais exemplos é o “Serial”, que inspirou produtores financeiros a Os tomadores de decisão, aqueles que dizem sim ou não para o dinheiro, também começaram a consumir podcasts, e isso fez toda a diferença '' Caio Corraini , fundador da Maremoto publicar conteúdo na mídia pela primeira vez. De acordo com a Statista, plataforma especializada em dados de mercado e consumidores, o número de ouvintes de podcasts no mundo é de mais de 647 milhões. Já o valor desse mercado a nível mundial é de quase US$ 17,5 milhões. Ainda segundo a pesquisadora, no Brasil, mais de 50% da população já escutou pelo menos um podcast. Promoção de marca “As notícias sobre os valores de mercado envolvendo podcasts norte-
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