Locaweb Edição 132

20 // opinião // revista locaweb @revistalocaweb V ocê já deve ter ouvido falar a respeito da importância de colocar o cliente no centro da estratégia de seu negócio, mas já pensou em estar mais próximo dele por meio de comunidades? No mercado, há um espaço interessante para criar laços com o público-alvo, tornando-o cada vez mais fiel. Antes de dar o primeiro passo, porém, é importante entender o que é uma comunidade. O termo está relacionado a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum. Acredito que o exemplo mais prático sobre o assunto seja os torcedores de times de futebol. Torcedores fiéis fazem questão de comprar produtos originais de seus times do coração para ajudar o clube. É muito comum, inclusive, que eles tenham acesso a benefícios sendo sócios-torcedores. Ter presença em comunidades ligadas a seu negócio pode ser uma força poderosa de defesa para a sua marca. Tal proximidade com os clientes faz com que eles se sintam parte das soluções oferecidas, tornando possível o compartilhamento de feedbacks e insights. Tudo isso de forma mais direta e com riqueza de detalhes, que servirão para que os times responsáveis realizem melhorias e entregas cada vez mais assertivas. Com isso, a comunidade receberá melhores produtos e serviços. Isso tende a tornar mais provável a recomendação da marca para outras pessoas e a defesa orgânica em caso de críticas negativas. Outro ponto importante é levar esse sentimento de pertencimento para dentro dos times da sua empresa. Ter colaboradores engajados e que se sintam parte da solução ajudará na retenção de clientes e no volume de vendas. Com isso em mente, vale destacar que é necessário ir muito além de conectar o time de marketing aos clientes. A estratégia de comunidade coloca o cliente no centro do negócio como um todo, gerando engajamento com os times estratégicos para melhorias verdadeiras na empresa. Mas como estabelecer contato com as comunidades? Para isso, você precisa estar onde a sua comunidade está. Entenda como seu público troca informações e por quais canais (redes sociais, fóruns de discussão, plataformas de mensagens etc). Uma vez encontrado esse local, participe como qualquer outro membro da comunidade. Auxilie a troca de informações e conteúdo relevante, além, é claro, de se apresentar como um representante da marca. Isso vai mostrar que você está aberto para receber contato direto de seus clientes. Participe de forma ativa e peça feedbacks, faça convites para entrevistas sobre o produto ou serviço e recompense as pessoas que cederam seu tempo para dar insights. Promova encontros presenciais, leve a comunidade para conhecer o negócio e os times. Com uma experiência memorável, seu negócio terá grandes chances de sucesso. RODRIGO HORTENCIANO ANALISTA DE MARKETING E SOCIAL MEDIA NA LOCAWEB /hortenciano Aplique o marketing de comunidades à estratégia de negócio

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