Locaweb Edição 132
18 // opinião // revista locaweb @revistalocaweb GRAZIELLEFRANCO MIRANDOLA ANALISTA DE MARKETING DE CONTEÚDO NA LOCAWEB /grazi-mirandola N ão faz muito tempo que a qualidade do conteúdo digital passou a ter importância no mundo corporativo. Quando o mercado online começou, o objetivo principal era vender e anunciar um produto ou serviço. Depois que o Google entrou em cena, esse panorama se transformou. Agora, precisamos de conteúdos informativos e úteis para o público. Então, bora conferir algumas dicas para produzir esse material com qualidade: Direcione o conteúdo à persona correta O ponto de partida para escrever um conteúdo assertivo é saber para quem ele é direcionado. Por isso, é muito importante criar um manual de personas. Lá, você saberá exatamente para quem está escrevendo, incluindo faixa etária, perfil, costumes, preferências, entre outras várias características. Você pode formular suas personas a partir de questionários no site, via e-mail ou mesmo em conversas corriqueiras com clientes. Tudo isso é insumo para entender quais são os perfis de pessoas atendidos por sua empresa. Escreva de maneira informativa Quando você pesquisa a respeito de um produto ou serviço na internet, o que espera encontrar? Informações incompletas e irrelevantes? Com certeza, não. O consumidor quer encontrar funções, features, preço, particularidades e muito mais. Se essas informações estiverem em uma página de produto, post ou banner, por exemplo, tudo fica ainda mais fácil. Por isso, independentemente do seu objetivo com uma comunicação, procure escrevê-la da forma mais explicativa possível. Tenha objetividade Procure escrever textos sem firulas, abordando diretamente a informação que precisa transmitir ao cliente – e use argumentos claros, lembrando que ter objetividade significa utilizar não apenas termos sucintos, mas também precisos. Esse ponto será fundamental para evitar gerar ambiguidade e dúvida no consumidor. Conte histórias Muitas vezes, nos esquecemos de contar histórias quando vamos escrever um texto comercial, não é mesmo? Mas toda página online e comunicação digital precisa de storytelling. Trata-se de uma estratégia persuasiva para convencer o leitor a consumir o conteúdo. Vou explicar (muito resumidamente) como utilizo storytelling em meus textos. Basicamente, penso que a comunicação sempre precisa de uma introdução informativa, de um desenvolvimento com especificações e de uma conclusão para a ideia. Pense na regularidade Quando falamos de uma estratégia de conteúdo – seja de produto, seja de redes sociais ou e-mail –, precisamos pensar na frequência de publicação. Um bom conteúdo deve ter regularidade. Só assim será possível alcançar reputação e confiança por parte de quem estiver lendo. Dê atenção ao português Não podemos falar de boa produção de conteúdo sem citar o uso da língua portuguesa. Por isso, é importante atentar à escrita, para que os textos transmitam credibilidade e valor de mercado. Boas práticas para produzir conteúdo digital
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