Locaweb Edição 131

41 // reportagem / o bê-á-bá das entregas // revista locaweb real e traz mais transparência para o procedimento. Ao mesmo tempo, se não houver ninguém no endereço e a entrega não puder ser concluída, essa informação também vai constar no software”, destaca Carolina, do Centro Universitário Cesuca. Do lado do comprador, a plataforma vai auxiliá-lo no rastreamento do pedido. Geralmente, assim que o produto é coletado, o cliente é informado via e-mail de que o item está a caminho. “Em caso de qualquer intercorrência, a transportadora nos sinaliza imediatamente, para que possamos entrar em contato com o consumidor e mantê- lo sempre atualizado”, explica Karine, da Luckau. Mesmo com a entrega concluída, é importante manter o relacionamento com o consumidor. “Se o lojista fizer gestão e atendimento de qualidade, conquistará a confiança do consumidor, que pode retornar ao e-commerce e realizar uma nova compra. Portanto, essa é uma vantagem para os dois lados: o visitante fica satisfeito, e o empreendedor ganha um possível cliente recorrente”, destaca Éder, do Melhor Envio. Vale reforçar que, para manter a logística sempre em dia, é indispensável ouvir os clientes a todo momento. Entender os feedbacks do público a respeito das entregas e de como foi a experiência de compra (de maneira geral) pode ajudar as PMEs a realizar melhorias e seguir prosperando. Logística reversa Para prestar atendimento de qualidade e tornar o negócio ainda mais confiável, um diferencial que o lojista pode oferecer é o serviço de logística reversa. Trata-se de um processo específico para que a devolução do produto comprado possa ser realizada de forma fácil. A dinâmica independe do motivo do consumidor, indo desde a presença de avarias e o tamanho da peça (no caso de roupas e calçados) até as expectativas frustradas. “O processo é simples. Após a solicitação de devolução ou troca, o lojista deve pedir um código de postagem ou uma etiqueta de envio para a transportadora ou gestora de fretes responsável pela entrega. Após esse processo, é de responsabilidade do cliente realizar a postagem – mas o custo do serviço fica por conta da empresa”, explica Éder Medeiros, fundador e CEO da plataforma de fretes Melhor Envio. Uma vez que o produto foi postado, é gerado um código de rastreamento. Com ele, o cliente poderá acompanhar todo o processo de logística reversa e aguardar o reembolso da compra ou o envio de uma nova mercadoria. Karine, da Luckau, lembra que as PMEs devem buscar embalagens que possam garantir a qualidade e a integridade do produto durante o transporte

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