Locaweb Edição 131
37 // reportagem / o bê-á-bá das entregas // revista locaweb uma equipe treinada para manusear os produtos. “Essas pessoas são as últimas a ter contato com o pedido antes de ser entregue ao cliente. Sendo assim, precisam compreender que é importante para a empresa que o item chegue intacto às mãos do consumidor”, diz Rosinda Angela da Silva, professora do curso de Logística no Centro Universitário Internacional (Uninter). Preparação do pedido A embalagem é a primeira impressão que o cliente terá sobre o seu negócio. Portanto, é legal investir em modelos que sejam visualmente agradáveis, mas, mais do que isso, sejam capazes de proteger a integridade e a qualidade do produto. Isso também garante maior credibilidade ao serviço e oportuniza novas vendas. A Luckau, por exemplo, produz uma linha completa de chocolates zero açúcar, bem como opções funcionais e veganas. Isso significa que foi necessário pensar em um modelo de embalagem que pudesse conservá-los intactos no processo de entrega. “Trabalhamos com um produto que, por não possuir conservantes, é sensível a altas temperaturas. Por isso, o cuidado se inicia logo após a liberação do pedido. A expedição avalia o clima, e, caso seja inviável fazer o envio, comunicamos isso ao cliente, para que ele não fique sem um posicionamento claro”, comenta Karine Suellen, especialista em e-commerce na Luckau. Para o primeiro passo, a dica é contar com tecnologias que vão receber o pedido e analisar a reputação do cliente. “Independentemente do software utilizado pelo empreendedor, as plataformas costumam congregar uma série de informações. Entre elas, a análise de se aquela pessoa vai conseguir pagar o produto e se as informações para emissão da nota fiscal estão corretas”, explica o especialista em gestão de negócios Rica Mello. Depois que a empresa entendeu que esse pedido não vai gerar problemas ou prejuízos, ela deve separar os itens armazenados no estoque e passá-los para a área de embalagem. Em ambos os momentos, o lojista deve contar com Se o empreendedor não tiver um planejamento logístico, corre o risco de perder clientes e manchar sua reputação '' Éder Medeiros , fundador e CEO do Melhor Envio
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