Locaweb Edição 131

36 // reportagem / o bê-á-bá das entregas // revista locaweb @revistalocaweb A empresa ainda otimizou a experiência de comprar online por meio de recursos como “Compre agora com 1-clique”, recomendações personalizadas, e coleta de pacotes em hubs e armários da Amazon. Apesar de a dedicação ao modelo ter iniciado entre as grandes corporações, uma boa gestão logística também deve estar no radar das pequenas e médias empresas (PMEs). Isso porque, além de ajudar a reduzir custos, a área tende a validar a qualidade do serviço e, assim, conquistar a confiança dos clientes. Dessa forma, quem quer manter um relacionamento de longo prazo com sua base precisa pensar com carinho em todas as etapas do processo. Primeiros passos A logística de entrega eficiente começa com um planejamento estratégico, que contempla todas as etapas de envio. Em linhas gerais, são cinco passos principais: recebimento do pedido, separação dos itens, embalagem, etiquetação e transporte. Cada estágio deve ser feito com cuidado e dentro do prazo. Isso será essencial para evitar criar uma bola de neve de atrasos. “É de suma importância que o lojista tenha um planejamento logístico. Se não tiver cuidado e controle do estoque e não estiver atento aos prazos de entrega, pode correr o risco de perder clientes e ter sua reputação manchada por má gestão”, alerta Éder Medeiros, fundador e CEO da plataforma de fretes Melhor Envio. Direto ao ponto Rosinda Angela da Silva, professora do curso de Logística no Centro Universitário Internacional (Uninter), preparou um passo a passo para facilitar o entendimento sobre as etapas da logística de entrega. Confira: 1 Assim que o pedido é recebido e faturado, os colaboradores devem ir até o estoque e separar os itens comprados pelo cliente; 2 Uma segunda conferência tem de ser realizada, e, na sequência, o pedido deve ser embalado e identificado com código de barras ou QR Code; 3 A caixa é encaminhada para a expedição da empresa. Ali, o pedido é novamente checado, e a nota fiscal é emitida; 4 A transportadora retira a mercadoria na empresa e leva-a até o cliente, que deve receber um alerta de que o item está a caminho de seu endereço. Especialista em gestão de negócios, Rica recomenda o uso de tecnologias para gerenciar o recebimento do pedido e a análise da reputação dos clientes

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