Locaweb Edição 131
20 // opinião // revista locaweb @revistalocaweb M uito se fala a respeito das novas tendências em Inteligência Artificial (IA), mesmo que a tecnologia não seja novidade. A ferramenta já está presente em nosso dia a dia, desde as rotas guiadas por GPS até os chatbots de atendimento ao cliente. Entretanto, se a transformação recente da IA tem sido apontada até mesmo como uma possível ameaça à hegemonia do Google, seria também um risco para as áreas profissionais no digital? Ou seria mais uma oportunidade a ser explorada? A Inteligência Artificial já protagonizou um grande impacto no setor de programação, por exemplo. Desenvolvedores foram substituídos pela IA quando o ChatGPT, da OpenIA, se mostrou capaz não só de codificar, mas também de interpretar e aprender linhas de comando complexas em linguagens específicas. E para quem produz conteúdo, há riscos? Um profissional de design de produtos criou um livro infantil em 72 horas ao combinar ilustrações do Midjourney com narrativas geradas pelo ChatGPT. Já para o marketing, o chatbot da OpenIA pode criar scripts e apresentações, assim como gerar insights e apontar tendências de mercado. O cenário trouxe à tona uma série de debates sobre os limites da capacidade da Inteligência Artificial. Algo mudou! Essa possível revolução não trouxe apenas pequenas interações e consultas, como já conhecíamos. Agora, o que surpreende é a capacidade de contextualização, as narrativas complexas e bem- estruturadas, as ilustrações originais e a capacidade de aprendizagem como um todo. A tecnologia já ajuda a resolver problemas por meio de respostas com alta taxa de precisão. Mais do que isso, é capaz de auxiliar tomadas de decisão com acuracidade e embasamento estatístico. Podemos falar de muitos desafios que chegam com essa revolução. Porém, talvez o que mais assuste é a ameaça de rompimento do status quo nas empresas, principalmente no mercado digital. Em um contexto competitivo, dinâmico e cada vez mais enxuto, as companhias de sucesso enxergam bastante valor na lucratividade e na redução de custos. Por outro lado, há também muito espaço para a IA aprimorar o que já fazemos, otimizando tempo e produtividade. O fato é que estamos diante de uma nova forma de inteligência artificial, que naturalmente traz consigo uma onda de medo e insegurança. Então, antes de cravar qualquer risco às profissões, é necessário compreender que existem lacunas em todas elas – e a tecnologia vive trazendo oportunidades para darmos um passo adiante. A ficção, retratada em livros e filmes, tem exemplos bem claros dessa simbiose. E, quem sabe, em algum tempo, você também possa usar a IA para revolucionar o seu universo. DENNIS LIMA ESPECIALISTA DE MARKETING DE PRODUTOS NA LOCAWEB /dennislima1 Inteligência Artificial: uma ameaça aos profissionais digitais?
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=