Locaweb Edição 131

18 // opinião // revista locaweb @revistalocaweb MARCIOHANASHIRO GERENTE DE MARKETING NA LOCAWEB /marcio-hanashiro-8200a3a T rabalhar a jornada do consumidor em uma loja virtual pode ser um processo bastante complexo. Por outro lado, isso é totalmente praticável e acessível às pequenas e médias empresas. Para ajudar os empreendedores que ainda têm dúvidas de por onde começar, exponho aqui 10 dicas de como melhorar a experiência do cliente e potencializar vendas. 1. Compreenda as necessidades do cliente Faça pesquisas de mercado para identificar os principais problemas que o público-alvo enfrenta ao usar o produto ou serviço que você quer oferecer. É importante mapear a jornada do cliente e identificar as diferentes etapas que ele percorre ao interagir com o site – desde a descoberta até a compra e o suporte pós-venda. Isso ajudará a entender as oportunidades de otimização em cada etapa. 2. Crie uma experiência de navegação simples Organize o site de maneira clara e garanta que seja fácil de navegar. Isso significa que ele deve ter menus intuitivos e categorias compreensíveis, que ajudem o cliente a encontrar o que procura. 3. Forneça informações detalhadas Certifique-se de entregar informações precisas e completas a respeito dos produtos, incluindo descrições, especificações técnicas, imagens e vídeos. 4. Use os feedbacks a seu favor Inclua avaliações e comentários positivos nas páginas dos produtos. Dessa maneira, os clientes poderão ver as opiniões de outras pessoas e comprar com maior confiança na sua marca. 5. Ofereça segurança no pagamento Garanta opções de pagamento seguras e fáceis de usar – como cartões de crédito, PayPal e boleto bancário. 6. Simplifique o check-out Dedique-se a otimizar o processo de finalização da compra, tornando-o fácil e rápido. Inclua etapas claras e descomplicadas, assim como formulários que sejam simples de preencher. 7. Acompanhe por e-mail Envie mensagens de acompanhamento para os clientes após a compra para agradecer a preferência e oferecer suporte – além de incentivar o retorno ao site para novas compras. 8. Acompanhe e analise Faça uso de ferramentas específicas para monitorar o comportamento do cliente no site. A partir delas, é possível obter uma série de insights sobre como o consumidor está navegando na loja e onde pode estar enfrentando problemas. 9. Faça testes A/B Use o método de teste de design para identificar quais tipos de alterações no site têm maior impacto na conversão de vendas. 10. Mantenha tudo atualizado Garanta que o site esteja sempre abastecido com novidades. Isso inclui produtos, descrições, recursos informativos e publicações no blog – que vão estimular o cliente a entrar no site com uma frequência muito maior. Como melhorar a experiência do usuário no e-commerce?

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=