Locaweb Edição 129
// revista locaweb 41 // reportagem / dark stores uma visão completa do que funciona ou não dentro do negócio. A Daki utiliza técnicas de Machine Learning para monitorar cada loja. “Todo o sistema é automatizado e entrega, em tempo real, o controle dos itens, apontando o que há em excesso, o que vai entrar em ruptura e o que está em falta”, conta Rodrigo. A empresa também usa tecnologia para traçar o perfil de compra, a recorrência e a cesta de cada usuário. Com isso, é possível otimizar o sortimento dos produtos e a demanda de cada região. Nessa jornada, vale atentar ainda à escolha da equipe. As Dark Stores não demandam um grande quadro de colaboradores – o que, aliás, é mais um ponto positivo quando o assunto é custo. O Bebida na Porta, por exemplo, trabalha apenas com quatro funções: estoquista, picking, empacotador e caixa. Porém, essa seleção não deve ser feita de qualquer jeito. É essencial contratar pessoas que tenham conhecimento nas áreas trabalhadas. “Na ânsia de faturar, o empreendedor pode acabar empregando um conhecido que não tem experiência para estar no negócio. Não cometa esse erro”, indica Cléber. As PMEs que conseguirem seguir essas dicas podem deslanchar no varejo, tornando-se mais competitivas no mercado. “Se você deseja fazer entregas em questão de horas, e o volume das suas vendas é cada vez mais alto, já passou da hora de montar uma Dark Store”, conclui Leonardo. Inspiração gringa Apesar de ainda estarem engatinhando em solo nacional, as Dark Stores já podem ser consideradas uma prática bastante comum fora do Brasil. Hoje, a estratégia já é adotada por empresas de diferentes portes e nichos, indo muito além do digital e dos produtos de conveniência. Veja alguns exemplos ao redor do globo. Bed Bath & Beyond Em 2020, a clássica rede norte-americana de produtos domésticos anunciou a transformação gradual de 25% de suas unidades em centros regionais de atendimento, para fazer entregas mais rápidas durante a pandemia de covid-19. O pulo do gato foi que a empresa usou lojas físicas que já existiam, mas que tinhammovimento e lucro baixos. Gorillas Lançada em 2020, a empresa alemã nasceu com o objetivo de entregar compras de mercado em até 10 minutos. Com um modelo de negócio (até então) inovador, chamou atenção não apenas dos consumidores, mas também dos investidores. Isso fez com que se tornasse uma das companhias mais rápidas a ultrapassar a avaliação de US$ 1 bilhão dentro do setor de alimentos. Nordstrom Muito mais do que trabalhar como um centro de distribuição, as Dark Stores da loja de departamento oferecem aos clientes um local para fazer coletas e devoluções de produtos, além de aproveitar serviços de costura. O modelo está em operação nos Estados Unidos desde 2017.
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