Locaweb Edição 129
// revista locaweb 39 // reportagem / dark stores mapeia a demanda de delivery de mercado em cada bairro das cidades em que queremos entrar. Com base nesses dados, selecionamos as regiões que podemmaximizar o potencial do negócio”, explica Rodrigo. É importante, ainda, que o empreendedor escolha uma localização que tenha acesso facilitado para os veículos utilizados nas entregas. O endereço também precisa oferecer uma rota favorável, que otimize tempo e custos. Por fim, vale checar se existem restrições de horário de circulação. Nesse processo, vale ressaltar que o endereço ideal não precisa necessariamente ser um ponto comercial. Em vez de passar por todo um processo burocrático de aluguel de imóvel, bem como gastos com estrutura, segurança, entre outros, as marcas podem apostar nos self-storages – modelo que entrega uma solução completa. “Nos últimos anos, enxergamos um crescimento da demanda para esse fim. Tanto é que em torno de 50% dos nossos boxes são locados por empresas, que utilizam os espaços justamente para facilitar suas operações logísticas”, realça Thiago. A empresa atua apenas em São Paulo (SP), contando com mais de 20 unidades espalhadas em bairros estratégicos, como Aclimação, Jaguaré, Lapa, Moema, Mooca, Pinheiros, Tatuapé e Vila Olímpia. “Trabalhamos com um modelo contratual flexível, que permite ao empreendedor aumentar ou diminuir o box, bem como mudar de unidade conforme não acabar comprometendo os resultados do negócio –, a dica é usar ferramentas de mapeamento. “Com o avanço das tecnologias, as empresas já têm condições de mapear com alto grau de precisão onde se vende mais determinado produto”, destaca Luis Fernando Vitagliano, professor e coordenador do curso de Ciências Sociais do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). É exatamente assim que a Daki encontra o melhor lugar para instalar um novo supermercado fechado ao público. “Nós utilizamos uma ferramenta proprietária que Rodrigo, da Daki, destaca que é cada vez mais importante ir além do físico e enxergar as oportunidades de reinventar setores que ainda são muito tradicionais
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=