Locaweb Edição 129
// revista locaweb @revistalocaweb 38 // reportagem / dark stores físico. Nós enxergamos a oportunidade de reinventar esse setor tão tradicional com agilidade, praticidade e variedade”, revela Rodrigo Maroja, COO e cofundador da Daki. A startup promete realizar entregas em até 15 minutos. Para isso, basta fazer o pedido via aplicativo – são mais de mil produtos disponíveis. Uma equipe especializada separa as mercadorias para entregá-las na casa do cliente. A agilidade é fruto da localização do celular, que identifica onde o usuário está e direciona a compra para a Dark Store mais próxima. Fundada em janeiro de 2021, a Daki já possui mais de 60 lojas, contemplando uma área de mais de 500 km² em três estados. Apesar do maior destaque para os produtos de conveniência, segmentos como roupas, joias e cosméticos já estão adotando o uso da Dark Store. Ainda assim, não é a solução ideal para todos. “Durante a pandemia, vi empresas que abriram esse tipo de serviço e tiveram de voltar atrás, o que mostra que não é uma panaceia. Mas, ainda assim, é uma tendência em crescimento nos próximos dois anos para determinados nichos”, informa Leonardo. Melhor localização Uma vez que o empreendedor decida montar esse tipo de operação, encontrar o ponto estratégico para a instalação da Dark Store é um passo essencial. Para acertar na escolha – e Compre e retire A Dark Store também pode atuar como Pick-Up Store – serviço que permite ao consumidor retirar diretamente no centro de distribuição o produto comprado online. Omodelo mistura digital e offline, aproveitando e combinando conforto, praticidade, economia e agilidade de cada canal. “Na prática, na seção de entrega, a loja deve disponibilizar a escolha de retirada. O cliente que fizer essa opção receberá um e-mail ou uma mensagem via aplicativo informando data e horário nos quais a mercadoria estará disponível para coleta”, explica Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio. Apesar de não ser algo tão comum nas Dark Stores, vale a atenção dos lojistas. Isso porque 17% dos brasileiros já preferem comprar um produto online e retirá-lo pessoalmente – os números fazem parte da pesquisa "CX Trends 2022", realizada pela Octadesk em conjunto com o Opinion Box. Leonardo, do ILOS, alerta que o despreparo pode ser o grande vilão dentro deste método. Por isso, é essencial contar com uma boa gestão de negócios
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