Locaweb Edição 129

// revista locaweb @revistalocaweb 34 // reportagem / dark stores Com o objetivo de encurtar o período de entrega para até 24 horas, surgiu o conceito de Dark Store. “Ele define um novo lugar para armazenamento, separação e envio de produtos de uma loja online. Normalmente, esses espaços ficam baseados em locais estratégicos dentro dos centros urbanos, já que aumentar a agilidade é um de seus principais objetivos”, explica Éder Medeiros, fundador e CEO da plataforma de fretes Melhor Envio. Atualmente, 20% das empresas brasileiras utilizam a estratégia, e 23% pretendem adotá-la até 2024, de acordo com informações do ILOS, instituto de logística e supply chain. Dentro desse balaio, destacam-se as pequenas e médias empresas (PMEs), que podem usar o modelo para diminuir custos de operação, estreitar o relacionamento com o cliente e alavancar o negócio. “As Dark Stores podem auxiliar os negócios que estão começando, pois permitem que os empreendedores foquem o que é realmente importante: o consumidor. Acompanhamos o crescimento de diversos pequenos negócios que vendiam seus produtos via internet e, ao utilizar essa estratégia, passaram a aumentar o volume de entregas”, lembra Thiago Cordeiro, CEO e fundador do self-storage GoodStorage. Bê-á-bá das Dark Stores O conceito de Dark Store surgiu no Reino Unido, em 2009, com a criação dos primeiros supermercados sem clientes da Tesco. Depois, a estratégia se espalhou para países ao redor que apresentavammaior desenvolvimento do comércio eletrônico. “Esses espaços cresceram especialmente nas grandes cidades da Europa, pois o alto custo para montar um negócio bem localizado passou a inviabilizar o lançamento de pequenas empresas”, aponta o especialista em varejo e gestão de negócios Cléber Brandão. As Dark Stores ficam baseados em locais estratégicos dentro dos centros urbanos, já que o objetivo é aumentar a agilidade '' Éder Medeiros , fundador e CEO da plataforma de fretes Melhor Envio

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=