Locaweb Edição 129

20 // opinião // revista locaweb @revistalocaweb DANIELLA DOYLE HEAD DE MARKETING DO BLING /daniella-doyle-24155236 O investimento em marketing digital já se consolidou no mundo corporativo. Dados da pesquisa "Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil", divulgada no início de 2022, apontam que 94% das empresas escolheram a iniciativa como estratégia de crescimento. Dentre as companhias entrevistadas, apenas 5,5% afirmaram divulgar suas marcas apenas por meio de ações de publicidade tradicional e eventos. São muitas as empresas que destinam parte de seus recursos para o investimento e aprimoramento de ações de marketing digital. Nesse sentido, o estudo indica que a maioria reserva de 1% a 2% do faturamento ao marketing digital, enquanto cerca de 17% dedicam de 3% a 4% desse montante. Engana-se quem pensa se tratar de uma tendência só no Brasil. De acordo com o eMarketer, globalmente, estima-se um aumento de 61,9% no investimento em publicidade digital até 2024. São infinitas as possibilidades de negócios já percebidas pelas grandes companhias, e a pergunta que fica é como as pequenas e médias empresas também podem usufruir dos benefícios do marketing digital, mesmo sem orçamentos estratosféricos. Uma das principais e mais importantes características do marketing está relacionada à sua maleabilidade. Trata-se de uma estratégia de negócio que pode e deve ser adaptada à realidade de cada empreendimento. Para aqueles que querem começar no marketing digital sem tantos recursos, trago aqui dicas que acredito serem essenciais para um primeiro momento. O famoso conhecer quem é o seu cliente ideal; criar campanhas segmentadas para atingir a persona da empresa; conhecer as etapas da jornada de compra para acompanhar os usuários desde a descoberta de um problema até a decisão pela compra; desenvolver um site para funcionar como um ponto de destino para levar usuários das redes sociais, anúncios e plataformas de busca; criar um calendário de publicações nas redes sociais; e investir na captura de leads para a manutenção da comunicação por e-mail marketing. Em sua recente newsletter “Think with Google” (http://lwgo.to/1pf) , o Google trouxe insights de como empreendedores podem planejar o marketing em 2023 com base nos aprendizados de 2022. Aqui, destaco o marketing com mais diversidade, equidade e inclusão, tema que esteve em voga em boa parte do último ano, assim como os aprendizados para um marketing com foco em privacidade – uma exigência de boa parte dos consumidores. Não é à toa que grandes empresas têm investido tanto no marketing digital. Sem sombra de dúvidas, essa é uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode mudar os rumos de um negócio. É passada a hora de os pequenos e médios empreendedores entrarem no jogo! Por que PMEs devem investir em marketing digital?

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