Locaweb Edição 129
18 // opinião // revista locaweb @revistalocaweb PEDROHENRIQUESOBRAL ESPECIALISTA EM MARKETING NA TRAY /pedro-henrique-sobral O cenário digital se transforma com agilidade, e a todo momento surgem novas formas de usar o online como aliado para seu negócio. Entre as transformações que estão impactando o e-commerce, por exemplo, está a live shop. O modelo ganhou força durante a pandemia de covid-19 e deu vez e voz aos empreendedores que se dispuseram a aumentar suas vendas com a internet. Porém, para ter sucesso com uma live shop, não basta ligar a câmera e começar a falar. A transmissão deve ser intencional e se conectar com o público, por meio de um processo de seis passos fundamentais. Veja: 1º Separação de produtos: é importante definir uma quantidade de produtos e estudá-los, para estar apto a responder dúvidas e estimular o interesse da audiência em live. 2º Definição do tema: o tema ajuda a criar expectativa na audiência, além de segmentar o interesse por nicho ou categorias de produtos, possibilitando que as pessoas que realmente se interessem por eles assistam à live e, de fato, comprem. 3º Definição do canal de transmissão: saber onde a live será transmitida ajuda na definição da dinâmica do conteúdo, pois YouTube, Instagram, aplicativo Mercado Livre e o ambiente da própria loja virtual oferecem recursos totalmente diferentes. Portanto, essa escolha tem influência direta sobre a performance das vendas. 4º Preparação do ambiente: o ambiente favorece a atenção da audiência, por isso, separe um lugar calmo e sem ruídos, com boa iluminação, com espaço para os produtos e uma internet estável. 5º Divulgação antecipada: a recomendação é iniciar as divulgações do evento com até uma semana de antecedência – para que a live não só não seja esquecida, mas também não pegue o consumidor de surpresa. 6º Humanização: durante a live, é preciso se conectar com a audiência. Para isso, estimule as interações com storytelling, enquetes e perguntas. Quanto mais essa dinâmica se aproximar de um diálogo, maior o sentimento de conexão por parte do público – e maiores as chances de vender. Sem dúvidas, a live shop será um canal de vendas cada vez mais relevante no faturamento dos negócios. Por outro lado, cabe ao empreendedor começar a investir tempo e esforços agora ou esperar a concorrência sair na frente. Live shop é sucesso, mas não faz vendas sozinha
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