Locaweb Edição 128
40 // reportagem / o poder do sazonal // revista locaweb @revistalocaweb Para o site e o e-commerce, a dica de Isabella, da Locaweb, é apostar no marketing de escassez. A metodologia trabalha com o lado psicológico do público, explorando a sensação de urgência em ter algo que pode se esgotar a qualquer momento – forte apelo dos itens sazonais. “A estratégia pode ser comunicada por meio de pop-up, formulários ou banners promocionais”, aponta a especialista. Vale também divulgar os produtos e serviços por meio de e-mail marketing. De acordo com Giovanni Luz, analista de marketing de produtos da Locaweb, é importante pensar na mensagem principal da sua campanha e em como será difundida. A partir daí, deve-se agir com atenção à frequência de disparos, dando visibilidade às novidades sem saturar o cliente. Ainda segundo o profissional, dado o intenso fluxo de transações e informações que ocorrem durante as campanhas sazonais, o uso de automações de disparos de mensagens pode impactar bastante o sucesso das ações. “Esse recurso entra como uma maneira de reduzir a realização de procedimentos operacionais não só nas datas sazonais, mas também ao longo de todo o ano”, afirma. Bons resultados Tão importante quanto realizar os lançamentos sazonais é planejar o término das ações. De forma geral, nas datas comerciais, o recomendado é encerrar a distribuição pouco tempo após o evento em si. A Iolanda Confeitaria e Café, por exemplo, preparou um bolo red velvet (massa vermelha e recheio de cream cheese) para ser vendido no Natal de 2021. Ele foi disponibilizado ao longo do mês de dezembro e saiu do cardápio no primeiro trimestre do ano seguinte. Nas oportunidades criativas, por sua vez, não há um período determinado para iniciar e finalizar a campanha. Nesses casos, tudo vai depender do termômetro do empreendedor. O ideal, no entanto, é que elas aconteçam por, no máximo, dois meses. Assim, não deixam de ser algo sazonal, mas dá tempo de o cliente se planejar para consumir. O e-mail marketing reduz procedimentos operacionais não só nas datas sazonais, mas também ao longo de todo o ano '' Giovanni Luz , analista de marketing de produtos da Locaweb
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=